Muitos cidadãos ainda não sabem mas o Governo Federal anunciou que o novo Minha Casa, Minha Vida deve iniciar os trabalhos até o dia 15 de fevereiro de 2023. Até agora, as equipes que estão trabalhando com o projeto estão terminando de formular o desenho para finalmente levar ao plenário.
É importante destacar que o novo formato do programa habitacional vai chegar ao Congresso Nacional apresentado como uma Medida Provisória. Entenda mais informações sobre as mudanças no Minha Casa, Minha Vida e o fim do Casa Verde e Amarela no artigo em seguida!
Leia em seguida: Finalmente: Saiba se o 13º do INSS será adiantado em 2023!
O que vai mudar no Minha Casa, Minha Vida em 2023?
Diferente do que era o modelo do antigo Minha Casa, Minha Vida, o novo programa habitacional vai atender a uma solicitação do novo Presidente Lula, que é a inclusão de uma varanda em todas as casas.
Além dessa questão do design, outra mudança importante em que foi prometida é que o governo vai voltar a dar prioridade a entrega para as famílias, com baixa renda e que estão presentes na “faixa 1”.
Vale esclarecer que ainda não se sabe o valor médio por pessoa que estarão presentes em cada faixa, pois o programa vai ser reajustado e apresentado quando for inaugurado. Mas se sabe que a faixa 1, que vai ter a prioridade, são as famílias mais pobres.
Além disso, ainda não está definido quanto vai ser os valores do novo Minha Casa, Minha Vida. Entretanto, o estimado é que o orçamento habitacional para 2023 fique em torno de R$ 10 bilhões. Para a secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, esse valor deve ser o teto para o programa.
Leia em seguida: Vitória: FGTS vai pagar R$ 3 mil a esses trabalhadores!
Minha Casa, Minha Vida e Casa Verde e Amarela
Vale destacar que no Ministério das Cidades, o interesse dos integrantes é reforçar também o financiamento feito em imóveis para moradia nas zonas rurais.
Conforme os técnicos, o programa anterior, o Casa Verde Amarela, atende essa área. Entretanto, o objetivo é retomar valores compatíveis com o que era investido no antigo programa.
Vale lembrar que o programa Minha Casa, Minha Vida existiu até 2020, porque o governo de Jair Bolsonaro tentou apagá-lo por meio da criação de uma própria versão do programa de habitação.
Gostou das informações sobre as mudanças no programa do Minha Casa, Minha Vida? Então não deixe de conferir em seguida algumas dicas de como não ficar de fora de nenhuma novidade aqui no Blog!
Dica Bônus
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!