Já pensou em acelerar a concessão da sua aposentadoria? Confira 5 dicas para que o INSS libere o seu benefício mais rápido. Confira aqui todas as informações:
Encontrar meios de ter sua aposentadoria concedida o quantos antes é o sonho de diversos trabalhadores. Em decorrência da demora da análise do seu pedido, mas claro, existem casos em que a concessão acontece de forma mais ágil. No entanto, a legislação determina que em 45 dias as solicitações precisam começar a ser apreciada. Mas a realidade, infelizmente, não condiz com esse prazo.
Geralmente o trabalhador precisa esperar que o INSS análise seu pedido e apresentar determinados documentos para fazer a comprovação do seu direito ao benefício. Desse modo, o prazo se estende mais que o esperado. Veja abaixo dicas para acelerar a concessão da sua aposentadoria:
5 dicas de como acelerar a concessão da aposentadoria em 2023
Um dos sonhos dos trabalhadores é conseguir a concessão da sua tão almejada aposentadoria. Para lhe auxiliar nesse processo, listamos 5 dicas, para que o benefício possa ser aprovada o mais rápido possível. Confira:
Leia em seguida: INSS Vai Ter Que Pagar Uma BOLADA Para Aposentados: Melhor Que 14° Salário – Confira
1 – Acelerar a aposentadoria por incapacidade
A dica de ouro para que você tenha o seu pedido de aposentadoria por incapacidade analisado o mais breve pelo INSS é encaminhar os documentos que comprovem o avanço da doença. Desse modo, anexe os documentos como, por exemplo, exames, relatórios, laudos médicos, entre outros, demonstrando a urgência do pedido.
Leia em seguida: Finalmente: Imposto De Renda É Reajustado Após 8 Anos. Confira Se Você Não Precisará Mais Declarar
Mas atenção, não esqueça do seu atestado com o CID da doença e as informações de identificação do profissional, que tenha atestado a incapacidade. Outro ponto importante é que o documento não pode ter rasuras e deve estar atualizado.
2 – Acelerar a aposentadoria por idade ou tempo de contribuição
A aposentadoria por tempo de contribuição e a aposentadoria por idade são benefícios programáveis, podendo se encaixar em regras de tempo e idade. Entretanto, para que o INSS acelere a análise do seu pedido, a dica é separar a documentação por data, antes mesmo de fazer o requerimento do benefício.
Leia em seguida: Saiu Agora: Beneficiário Do INSS Vai Receber R$400 A Mais. Veja Como Será Pago
Isso porque, facilita que os servidores façam a consulta dos dados do trabalhador. Não podendo conter rasurar, devendo estar legíveis, para não acontecer algum erro no momento da análise e gera o indeferimento do seu pedido.
3 – Se atentar aos documentos
Ficar atento aos documentos encaminhados para o INSS é mais uma dica que vai auxiliar na análise célere do seu benefício de aposentadoria. Pois se faltar documentos ou não estiver legível, acontece a reabertura do processo de novo, após o segurado ser notificado da inconsistência através do Meu INSS.
Leia em seguida: Ótima Notícia: R$150 Podem Ser Adicionados A Renda Do Bolsa Família; Descubra Se Você Tem Direito
4 – Acompanhar o prazo e exigir preferência quando houver
O prazo em geral para retornar o pedido do benefício é de dois meses, mas a legislação determina 45 dias. Desse modo, o trabalhador, pode requerer judicialmente que o prazo legal seja cumprido pelo INSS. Ficando devido a ele receber a correção monetária e juros, desde a data em que o processo foi entrado.
Leia em seguida: Veja Agora: Aposentados Vão Receber Pagamentos Atrasados Em Janeiro; Saiba O Que Aconteceu
5 – Verificar a simulação de aposentadoria antes de pedir o benefício
Realizar a simulação da sua aposentadoria é mais uma dica de ouro para conseguir a concessão do seu benefício o mais rápido. Podendo utilizar a calculadora disponibilizada no Meu INSS, mas inclua todas as informações, pois muitas vezes não constam no seu CNIS.
Leia em seguida: Salário Em Dobro Já Tem Data Para Cair Na Conta De Aposentados? Saiba Agora
Confira também: SAIU DECRETO 13 Salario INSS 2023 ANTECIPADO
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!