Empréstimos Consignados tem mudanças para 2022
Os empréstimos consignados para 2022, passaram por muitas mudanças, principalmente, em relação a redução da margem consignável, para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Até o final do ano passado, a margem de crédito consignado, era de 40%, ou seja, 35% voltados para a contratação de empréstimos e apenas 5%, para o cartão de crédito consignado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A partir de janeiro, o valor voltou para 35%, pois o aumento dos 40%, foi apenas para facilitar o acesso aos empréstimos devido à pandemia do Covid-19, que impactou diretamente na vida financeira dos beneficiários do INSS. Assim, 30% são destinados para os empréstimos consignados e 5% para a contratação do cartão de crédito.
O empréstimo consignado, nada mais é, que a solicitação de um determinado valor, em alguma instituição financeira, não necessariamente nos bancos, que é descontado diretamente na folha de pagamento do benefício do segurado. Vale lembrar, que não são somente aposentados e pensionistas do INSS, que podem contratar, trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos também tem acesso a está possibilidade.
Leia mais: Segurados do INSS vão receber abono extra por dois anos
Já, o cartão de crédito consignado, possui a mesma funcionalidade do de crédito comum, que poderá ser utilizado para pagamentos e compras. Apesar dessa semelhança, a grande diferença, é que o cartão de crédito consignado, o valor gasto, poderá ser descontado parcialmente, totalmente ou automaticamente da folha de pagamento.
No mês de dezembro de 2020, houve mudanças nas taxas de juros, sendo assim, a taxa do empréstimo convencional, passou de 1,8% para 2,14% por mês. E, o cartão de crédito consignado, sofreu com um salto de 2,7% para 3,06% mensais.
A redução de juros, apenas ocorrer a partir de março de 2020, também por conta da pandemia. Conforme levantamento feito pelo Banco Central, em dezembro de 2021, as taxas de juros variaram entre 1,37% e 2,14% em relação aos empréstimos consignados, um levantamento realizado através de 36 instituições financeiras.
Leia mais: Calendário de pagamentos PIS/Pasep 2022
Se você gostou das informações sobre os Empréstimos Consignados, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: