Com o fim de 2021 houve uma mudança nos Empréstimos consignados do INSS em relação à margem que foi modificada até 31/12/2021. Assim, a margem que antes era de 40% em 2021, voltou a porcentagem original de 35% para o ano de 2022. Agora essa será novamente a porcentagem máxima que os bancos poderão praticar por meio dos empréstimos.
Leia mais: Novo abono extra para todos do INSS
Com essas mudanças, se espera uma diminuição nos contratos de consignados no próximo ano. Mas isso não é tudo, vamos conhecer mais detalhes nos próximos tópicos.
Veja quais são as novas regras do Empréstimo consignado
Até o dia 31/12/2021 as regras sobre a porcentagem da margem do empréstimo consignado tiveram o seu fim. Nesse sentido, por conta da pandemia nos anos de 2020 e 2021 houve uma mudança na regra. O valor de 35% da margem de empréstimo subiu para 40% até a data de 31/12/2021 para amenizar as consequências econômicas que a pandemia causou aos aposentados e pensionistas.
No entanto, chegou ao fim de 2021. A regra expirou e voltou para a mesma porcentagem que era usada anteriormente. Sendo assim, a regra é que a margem do empréstimo consignado do INSS seja de 35% em 2022.
Ou seja, os bancos poderão cobrar no máximo uma margem de 35% acima do valor do benefício previdenciário do cliente. Enfim, agora vamos entender um pouco mais sobre o empréstimo consignado!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp.
Como funciona os Empréstimos consignados do INSS
Diferente de um empréstimo comum, o empréstimo consignado do INSS cobra as suas taxas, parcelas ou mensalidades diretamente da conta do usuário. Ou seja, no momento em que o valor do benefício previdenciário é pago para as pessoas, o valor equivalente a parcela do empréstimo é descontada automaticamente pelo banco.
Nesse sentido, a pessoa que solicitou o empréstimo minimiza as chances de inadimplência e, consequentemente, faz com que as taxas de juros desse empréstimo seja uma das mais baixas do mercado.
No entanto, existe um limite de valor que o dono da conta pode solicitar para o banco. Isso serve para proteger tanto o usuário como também o banco, diminuindo ainda mais o risco de inadimplência.
Quem pode solicitar o empréstimo consignado?
Você sabe exatamente o público alvo e quem pode solicitar o empréstimo consignado? Pois bem, esse tipo de empréstimo que é cobrado diretamente nos benefícios dos usuários, atinge exatamente o público abaixo:
- Aposentados e pensionistas;
- Servidores público;
- Trabalhadores com carteira de trabalho assinada;
- Militares das forças armadas.
Esses grupos em específico podem solicitar esse empréstimo com até 35% da renda equivalente aos seus benefícios, tirando apenas as taxas que se referem ao benefício previdenciário do cidadão.
Leia mais: Calendário do 13º salário para 2022
Cabe ressaltar que as regras do ano de 2022 a que se referem neste texto valem exclusivamente para os empréstimos consignados do INSS.
O que achou das informações sobre o Empréstimo Consignado? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações sobre Empréstimos: