A restituição do Imposto de Renda começou a ser feita pela Receita Federal. Portanto, desde o dia 24 a consulta do lote residual começou a ser realizada.
Segundo a Receita, serão, ao todo, R$368 milhões pagos a 136 mil contribuintes. Vale ressaltar que esses são os que caíram na malha fina e conseguiram acertar as suas contas.
De acordo com o órgão, o pagamento acontece no dia 31 de janeiro. O contribuinte vai receber o valor da restituição do Imposto de Renda na conta informada na declaração.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda
Segundo dados da Receita Federal, são 136.565 mil contribuintes que declararam o tributo nos anos anteriores e que foram contemplados. Desse número é dividido em:
- 3.069 estão com mais de 80 anos;
- mais de 20 mil têm entre 60 e 79 anos;
- 2.349 alguma deficiência física, mental ou doença grave;
- 6.568.são professores onde tem o magistério como fonte principal de renda.
Leia mais: Possui mais de 60 anos ? Confira agora esses 5 Benefícios para Idosos!
Para saber se está na lista dos contemplados com a restituição do IRPF, basta entrar no site da Receita Federal. Portanto, deve seguir o passo a passo abaixo:
- Ir em Meu Imposto de Renda;
- Consultar Restituição.
Além do site, a consulta pode ser feita no aplicativo da Receita Federal. A plataforma está disponível para Android e iOS.
Se o contribuinte regularizou a sua situação junto ao Fisco e seu nome não está na lista, deve entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Todavia, se o documento acusar alguma pendência, você pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes de restituição.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que fazer se não receber a restituição?
Se o seu nome estiver na lista dos contemplados, mas o valor da restituição do Imposto de Renda não cair em sua conta, os valores ficarão disponíveis para resgate. Portanto, basta entrar em contato com o Banco do Brasil no prazo de até um ano.
Sendo assim, o contribuinte pode agendar a liberação do crédito para qualquer conta bancária. Mas desde que esteja no nome da pessoa que fez a declaração do Imposto de Renda. O agendamento pode ser feito pelo portal do banco ou na Central de Relacionamento nos telefones:
- 4004-0001 (capitais);
- 0800-729-0001 (demais localidades);
- 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Leia mais: ACABA DE SAIR: 14° salário vai ser PAGO por LULA? Confira data e valores do pagamento do abono extra
Todavia, se o contribuinte não resgatar o valor de sua restituição dentro do prazo, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Por isso, ao entrar na página, o cidadão ir em:
- “Declarações e Demonstrativos”;
- clicar em “Meu Imposto de Renda”;
- Em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Você pode se interessar por esse vídeo :
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!