Nos anos de 2020 e 2021 o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) realizou o pagamento do 13º salário antecipado aos seus beneficiários. Isto ocorreu devido a pandemia do COVID-19. Nesses anos o pagamento foi realizado entre os meses de abril e julho. Porém, para 2022 irão ocorrer mudanças no pagamento do benefício.
Leia mais: Golpe dos Empréstimos Consignados
Como ocorreu o pagamento do 13º salário em 2021
Realizado para cerca de 31 milhões de segurados, o 13º salário em 2020 e 2021 sofreu mudanças e foi antecipado devido às consequências econômicas advindas da pandemia da CODIV-19.
Por norma, o pagamento do abono que é realizado em 2 parcelas para os aposentados e pensionistas do INSS em agosto e novembro, durante estes anos foi pago da seguinte forma:
- 2020: as duas parcelas foram pagas entre abril e junho
- 2021: as duas parcelas foram pagas entre maio e julho
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Além disso, cabe ressaltar que é um direito dos segurados do INSS o recebimento do 13º salário. Portanto, recebem o benefício:
- Aposentados
- Pensionistas
- Auxílio-acidente
- Auxílio-doença
- Auxílio-reclusão
- Pensão por morte
Além disso, é importante informar que as pessoas que recebem auxílios assistenciais, como por exemplo, o BPC/Loas (Benefício Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social, não têm direito ao 13º salário INSS.
Qual a mudança 13º salário INSS 2022?
A mudança prevista para o 13º salário INSS 2022 é de que o calendário de pagamento volte ao habitual, ou seja, ocorra em agosto e novembro, respectivamente a primeira e segunda parcela do abono. Isto porque, até o momento, não houve pronunciamento do Ministério da Economia sobre um possível adiantamento para 2022.
No entanto, com o avanço da segunda onda da COVID-19, existe uma especulação de que mesmo já tendo sido divulgado o calendário de pagamento do 13º salário para 2022, as coisas ainda podem mudar.
Portanto, até o momento, o divulgado como mudança em relação aos dois últimos anos é de que o pagamento do abono voltará a seguir o padrão e deverá ser pago em agosto e novembro de 2022.
Calendário de Pagamento 13º salário INSS 2022
Conforme determinado por meio do Decreto nº 10.410/20, o pagamento do INSS deve ser pago aos segurados do INSS em duas vezes, sendo a primeira em agosto e a segunda em novembro. O decreto estabelece ainda que o abono deverá ser pago junto com o benefício mensal do segurado, ou seja, nestes meses em especial os segurados do INSS recebem tanto o seu salário quanto o abono.
Sendo assim, confira abaixo o calendário de pagamento divulgado pelo INSS para 2022:

Ressalta-se que também houveram mudanças no valor das parcelas do auxílio, uma vez que o salário-mínimo fixado para 2022 mudou para R$1.212,00. Lembrando também que o calendário de pagamento dos valores mensais dos segurados do INSS já está disponível e se inicia dia 25 de janeiro.
Leia mais: Pagamento do 14º salário em março
Portanto, resumindo as informações, os segurados do INSS 2022 podem contar com o pagamento do seu benefício a partir de 25 de janeiro e o 13º salário fica previsto para os meses de agosto de novembro do mesmo ano. Para mais detalhes continue acompanhando nosso Blog ou acesse o portal Meu INSS.
Gostou das informações sobre o 13º salário? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do 13º salário: