Preciso fazer a prova de vida esse ano?
Prova de vida do INSS volta a ser exigida nos benefícios. Segurados do INSS precisam ficar atentos em 2022, pois a comprovação voltou a ser obrigatória, após ter ficado um determinado período suspensa.
Entre março de 2020, maio de 2021 e em outubro, a prova de vida foi suspensa, na qual ocorreu o início da pandemia e o segundo pico de casos da doença, respectivamente.
Viu isso? Pagamento abono extra de R$2.424 aos aposentados do INSS
A prova de vida é uma medida para comprovar que a pessoa está viva, assim tendo os pagamentos assegurado todo mês. De acordo com o INSS, são aproximadamente 3,3 milhões de segurados que precisam fazer entre janeiro e abril, a prova de vida referente ao ano passado. A suspensão dos pagamentos irá começar no mês de fevereiro se isso não for feito.
Para evitar aglomerações nas agências bancárias, o INSS constituiu um cronograma baseado no mês de aniversário do segurado. Abaixo veja calendário e confira os prazos em casa caso. O bloqueio para 1° de julho equivale para todos:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Até 28 de fevereiro de 2022 | Quem tem prova de vida vencida até dezembro de 2020 |
Até 31 de março de 2022 | Quem tem prova de vida vencida entre janeiro e junho de 2021 |
Até 30 de abril de 2022 | Quem tem prova de vida vencida entre julho e agosto de 2021 |
Até 31 de maio de 2022 | Quem tem prova de vida vencida entre setembro e outubro de 2021 |
Até 30 de junho de 2022 | Quem tem prova de vida vencida entre novembro e dezembro de 2021 |
Como realizar ?
A prova de vida é realizada no banco, no qual o beneficiário recebe o benefício. O procedimento pode ser feito pelos caixas eletrônico, com biometria, bem como por atendimento pessoal nas agências bancárias, levando o cartão e um documento com foto.
Idosos com idade a partir de 80 anos ou cidadãos com dificuldade de locomoção podem solicitar uma visita a domicílio. É necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou pelo aplicativo MEU INSS.
Em caso de não realização da prova de vida, o benefício será bloqueado em 1° de julho. Isso não significa que ele será definitivamente cancelado, devido que ainda há um prazo adicional para a devida regularização.
Segurados do INSS que tiveram os benefícios bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. No caso de cancelamento, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação do benefício.
Leia mais: 14° Salário: Confira os Pagamentos para 2022
Se você gostou das informações sobre a comprovação de vida, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: