Veja se você pode sacar o PIS/Pasep
Os trabalhadores receberão o PIS/Pasep no ano de 2022. Após dois anos sem receber o abono salarial, os trabalhadores podem consultar a data que poderão sacar o auxílio. Veja se você pode sacar e quais as datas
Leia mais: Calendário da Prova de Vida do INSS está disponível. Confira:
O abono salarial PIS/Pasep, certamente, é de grande ajuda aos trabalhadores. O valor disponibilizado aos mesmos é de até um salário mínimo, pagos proporcionalmente ao tempo trabalhado. Por exemplo, se o trabalhador exerceu suas atividades por um mês no ano-base de recebimento, receberá R$ 101,00, assim sucessivamente aos que trabalharam mais tempo.
O PIS/Pasep não foi pago durante a pandemia, pois o Governo utilizou os fundos desse benefício em medidas para minimizar os impactos causados pela Covid-19. Também com ele, foi possível pagar o Benefício de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), que é o benefício concedido aos trabalhadores com carteira assinada que tiveram redução de jornada ou suspensão do contrato de trabalho em decorrência da pandemia.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Critérios para receber
O PIS/Pasep é destinado aos trabalhadores, porém, há alguns requisitos para recebê-los, que são relativamente simples. Para que o trabalhador tenha direito, ele precisa ter trabalhado 30 dias, no mínimo, durante o ano-base de pagamento; ter inscrição no PIS/Pasep há 5 anos, pelo menos; o salário desse trabalhador precisa ter sido até dois salários mínimos e os dados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) precisam estar atualizadas.
O Ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni, divulgou que os pagamentos iniciam no dia 8 de fevereiro e quem reside nos municípios da Bahia e de Minas Gerais terão prioridade no recebimento, ou seja, receberão já no primeiro dia. Essa ação busca ajudar essas pessoas que estão passando por dificuldades devido as chuvas que os afetou. Segundo o ministro, são cerca de 107 mil pessoas que receberão prioritariamente.
O abono PIS é para os trabalhadores do setor privado e a ordem do pagamento é pelo mês de aniversário do beneficiário. Já o Pasep é para os trabalhadores da rede pública e a ordem do pagamento é pelo último número do benefício, conforme os dois calendários a seguir:
Leia mais: Aplicativo do FGTS: COMO USAR
PIS

Pasep

Como consultar o saldo do PIS/Pasep
Para consulta do saldo do PIS, a Caixa Econômica Federal (agente pagador do PIS) disponibiliza os canais: Aplicativo Caixa Trabalhador, Aplicativo FGTS, Aplicativo Caixa Tem, Aplicativo Internet Banking (para quem já é cliente) ou presencialmente nas agências da caixa. Para consultar o saldo do Pasep, o Banco do Brasil (agente pagador do Pasep) disponibiliza apenas a consulta presencial nas agências do Banco do Brasil, ou pelo site www.bb.com.br.
Importante: A consulta de ambos fica disponível a partir do dia 1º de fevereiro.
Leia mais: CONFIRA: 13º Salário INSS será antecipado?
Se você gostou das informações sobre o PIS/Pasep, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: