Todo ano o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma questão que costuma levantar muitas dúvidas nos trabalhadores formais, ou seja, aqueles que trabalham de acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas. Então, continue acompanhando esse artigo e saiba como consultar o saldo do FGTS pelo CPF.
Leia mais: 3 melhores cartões de crédito para pensionistas
Para consultar o saldo do seu benefício não existe uma grande dificuldade, pois hoje através da tecnologia podemos encontrar aplicativos de celular que resolvem esse problema em um instante. Para consultar o saldo do seu FGTS basta baixar o aplicativo caixa tem, ou então entrar no site da caixa.
Como consultar saldo FGTS
Bom, em primeiro lugar é importante saber que esse fundo de garantia é um montante que as empresas e empregadores depositam em uma conta no nome de cada funcionário. Isso porque, o intuito é literalmente fornecer a garantia de renda em casos de demissão por justa causa.
Para identificar se os pagamentos estão em dia ou consultar saldo FGTS, em primeiro lugar, é necessário realizar um cadastro no site da caixa e seguir as seguintes orientações:
- Informe o número do PIS/PASEP e selecione a opção “definir senha”
- Confirme que aceita o regulamento
- Preencha os seus dados pessoais
- Cadastre uma senha
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Não precisa esperar muito e uma mensagem chegará no seu e-mail para confirmar o seu novo cadastro no site e com isso pronto é muito fácil consultar o saldo e extratos do seu FGTS sempre que quiser.
Outra maneira de consultar o FGTS é através de alguns aplicativos como o Caixa tem e o próprio aplicativo do FGTS, a única diferença aqui é que você precisa realizar o download desses apps. Após isso basta preencher as informações de login e pronto, está feito.
Ainda existe outra forma de acompanhar e consultar seu fundo de garantia, pois no site da caixa existe a opção de habilitar o recebimento de notificações via SMS, com isso sempre que houver algum depósito, o serviço de comunicação da caixa irá te informar.
Como sacar o FGTS?
Para sacar é necessário se dirigir a qualquer agência da Caixa Econômica Federal (CEF) ou em algumas redes que podem ter a autorização para liberar esse pagamento, entretanto, você deve consultar essa disponibilidade.
Após ir na agência, o empregado deve realizar o pedido de saque e após isso a CEF tem até cinco dias úteis para liberar o pagamento do fundo, caso contrário o saldo sofrerá uma correção monetária a partir da variação da TR.
Confira quais são os documentos necessários:
Leia mais: Confira calendário COMPLETO do Auxílio Gás em 2022!
• Documento de identificação
• Carteira de trabalho ou outro documento que identifique a conta vinculada do FGTS
• Comprovante de Inscrição no PIS/PASEP
Gostou das informações sobre o FGTS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do FGTS: