A crise econômica do COVID-19 trouxe consigo a inflação nos preços da maior parte dos produtos, inclusive no gás de cozinha, que é fundamental para a alimentação da maioria dos brasileiros. Com isso, o Governo Federal iniciou políticas públicas com o intuito de reduzir esses impactos e uma delas foi o Auxílio Gás 2022, que a partir do dia 18 de janeiro ajudará mais de 5 milhões de brasileiros.
Leia mais: FGTS: como funciona o SAQUE?
Além dessas famílias que começarão a receber o Auxílio Gás 2022 esse mês, outras 108 mil unidades familiares já receberam em dezembro de 2021. Isso aconteceu em razão das chuvas que atingiram os estados da Bahia e Minas Gerais, ocasionando assim estado de calamidade em mais de 100 municípios espalhados nos estados.
Veja quem possui direito ao Auxílio Gás 2022
As famílias que receberão os pagamentos fazem parte de um grupo seleto, pois é necessário estar dentro de alguns requisitos que possibilitam, na visão governamental, o recebimento do auxílio.
Além de estar com cadastro completo e atualizado do Cadastro Único Federal (CadÚnico) os órgãos públicos exigem que:
- Ter renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo
- Ter na composição familiar pessoas residentes no mesmo domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único.
Para as famílias que vão concorrer a uma vaga na folha de pagamento do Auxílio Gás, o governo levará em conta os seguintes critérios:
- Dados do Cadastro Único atualizado nos 24 meses anteriores;
- Família com menor renda per capita;
- Família com maior quantidade de membros em sua composição;
- Famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil;
- Famílias que possuem cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Seguindo as informações que o Ministério da Cidadania cedeu, o governo colocará em dia uma nova revisão cadastral e de elegibilidade mensal. Com isso, o sistema sempre estará revisando dados e verificando informações desconexas e isso pode levar à suspensão ou bloqueio do Auxílio Gás 2022.
Como receber o auxílio gás 2022
O governo pagará as famílias através do depósito em conta, sendo ela digital ou bancária, desde que o titular seja o beneficiário responsável por cada família, além disso, cada família tem o prazo de 120 dias para sacar esse benefício, começando a contar a partir da data de depósito.
Para aquelas famílias que já têm está presente no Cadastro Único, o valor será repassado para o responsável familiar conforme a indicação no ato do cadastro, inclusive é preferível que o responsável seja uma mulher.
Leia mais: Salário mínimo em 2022 não mantém o poder de compra!
Já para as outras famílias que não estão inscritas no CadÚnico e sejam beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) o governo pagará o valor ao titular beneficiário.
Gostou das informações sobre o Auxílio Gás 2022? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do Auxílio Gás 2022: