Quem usa cartões de crédito sabe que a dívida pode virar uma bola de neve. Dívida no cartão de crédito é um problema recorrente entre os brasileiros. Por isso, há uma excelente notícia para quem tem esse tipo de conta para pagar.
Confira a seguir o que está sendo preparado para quem tem dívidas acumuladas no cartão.
Projeto quer limitar juros da dívida no cartão de crédito
Nos bastidores do Congresso Nacional tem ganhado força um projeto de lei que cria um teto de juros a serem cobrados na dívida de cartão de crédito no Brasil.
Leia em seguida: Notícia boa: Aposentados têm direito a 4 cartões com benefícios; Saiba aqui quais são
Atualmente, os bancos não têm nenhuma limitação nesta cobrança e costumam cobrar juros altos de quem não consegue quitar a fatura do cartão de crédito.
Para mudar esse cenário, o deputado federal e líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), mobiliza os colegas para aprovação do projeto.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Governo Federal apoia medida
O próprio Governo Federal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já anunciou a intenção de lançar um programa para os brasileiros com dívidas. O programa batizado de Desenrola pretende estimular a renegociação de dívidas.
Leia em seguida: Saiu agora: ISENÇÃO OU REDUÇÃO NA CONTA DE LUZ; Veja como garantir sua Tarifa Social
Isso faz com que as chances de aprovação do projeto de Elmar Nascimento no Congresso aumentem. O projeto também busca reduzir o endividamento das famílias brasileiras.
O deputado autor do projeto, além de ser aliado do presidente Lula, é próximo ao atual presidente da Câmara. Arthur Lira (PP-AL), quem decide os projetos que serão votados na Casa.
Detalhes do projeto que quer reduzir dívida do cartão de crédito
O projeto deve ser votado após o retorno dos deputados e senadores do recesso parlamentar, que termina nesta quarta-feira (01). O projeto precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pela Comissão de Finanças e Tributação.
Leia em seguida: Saiu agora: Aposentados vão receber novo reajuste do salário; confira novos valores e datas de pagamentos
Nesse sentido, como o projeto tramita em caráter terminativo, não vai precisar passar por uma votação em Plenário, tornando a aprovação mais simples.
Veja em seguida alguns pontos do projeto em discussão:
- Limitação dos juros do rotativo do cartão de crédito a 8% ao mês;
- Criação do programa nacional de renegociação de dívidas das famílias (ReFamília);
- Autorização para famílias pegarem empréstimos do tamanho da dívida nos bancos públicos, com juros mais baixos.
Se o projeto for aprovado, as famílias poderão pegar empréstimos de até R$ 20 mil para quitar a dívida do cartão de crédito. Assim, com os juros mais baixos do empréstimo, poderão pagar as dívidas maiores e conseguir se organizar com calma para quitar o empréstimo com os bancos públicos.
Por fim, o projeto prevê que os bancos financiariam o crédito, com garantia de um fundo com recursos da União criado somente com essa finalidade.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!