Quem recebe benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) quer saber como será feita a prova de vida do INSS em 2023. O Ministério da Previdência Social já anunciou os procedimentos que vão ser utilizados neste ano.
A partir de agora, os beneficiários do INSS não vão mais precisar sair de casa para fazer a prova de vida e seguir recebendo os benefícios. Antes da pandemia de Covid-19, a prova de vida era feita presencialmente.
Veja como será a prova de vida do INSS em 2023:
INSS será responsável pela prova de vida em 2023
Desde janeiro deste ano, o INSS é responsável por verificar se o segurado segue vivo. Assim, o cidadão não precisa mais sair de casa para realizar a prova de vida.
Leia mais: Veja como realizar a prova de vida do INSS pelo aplicativo! Confira!
A partir de agora, o procedimento será feito de forma automática todos os anos. Mas isso não significa que o segurado não deve permanecer atento às regras para não acabar perdendo o benefício.
Segundo o Governo Federal, a Previdência Social estuda os últimos detalhes sobre como serão feitos os cruzamentos de dados. Ao beneficiário, cabe apenas aguardar.
Como será a prova de vida do INSS em 2023
A prova de vida do INSS é obrigatória a todos os segurados e serve para evitar fraudes e recebimento de benefícios de forma indevida depois que o aposentado morre, por exemplo.
Leia mais: Prova de vida do INSS SEM SAIR DE CASA? Veja como!
Segundo o Governo Federal, os beneficiários não vão ter benefício cortado por falta de prova de vida. O INSS ainda estuda como será feito o cruzamento dos dados.
Confira alguns exemplos de procedimentos que vão servir como prova de vida:
- Acesso ao aplicativo “Meu INSS” com o selo ouro;
- Acesso a outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acesso, no Brasil ou no exterior;
- realização de empréstimo consignado;
- realização de perícia médica, por telemedicina ou presencial; e no sistema público de saúde ou na rede conveniada;
- vacinação;
- cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito, ou segurança pública;
- atualizações no CadÚnico;
- votação nas eleições;
- emissão/renovação de passaporte; carteira de motorista; carteira de trabalho; alistamento militar; carteira de identidade ou outros documentos oficiais;
- recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico;
- declaração de Imposto de Renda.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Prova de vida volta após a pandemia
A prova de vida do INSS estava suspensa entre março de 2020 e maio de 2021 pela emergência de saúde provocada pela pandemia de Covid-19.
Leia mais: Vacina conta como prova de vida em 2023! Veja como funciona o novo sistema!
O procedimento foi retomado em junho e suspenso novamente em outubro de 2021. A prova de vida voltou a ser obrigatória em 2022.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!