Atenção segurados do INSS, um novo golpe está sendo aplicado em aposentados e pensionistas. É muito importante que todos os beneficiários estejam atentos a esse novo golpe, mas, principalmente, aqueles que possuem alguma liberação de pagamentos atrasados para receber.
A abordagem é, normalmente, realizada pelo aplicativo WhatsApp. Os golpistas solicitam o CPF do aposentado e por meio dele conseguem encontrar qualquer processo, que esteja público, e em aberto para a revisão dos benefícios do Instituto.
O aumento no número desse tipo de golpe ocorreu devido aos pedidos pela Revisão da Vida Toda do INSS. Entretanto, todos os segurados que estiverem com um processo do Instituto em aberto devem estar atentos.
Leia em seguida: Saque PIS PASEP: Veja documentos necessários para sacar; Valores disponíveis
Qual é o novo golpe de liberação de atrasados do INSS?
Como dito anteriormente, o golpe se inicia pelo aplicativo WhatsApp, no qual os criminosos enviam uma mensagem para o aposentado se passando por um advogado ou funcionário do INSS. Este contato é feito após os golpistas já terem acessados os processos em aberto do segurado.
Essa mensagem é bem formulado e conta com as informações do processo do Instituto, e com números de telefone para contato.
Após o envio do texto, o criminoso solicita um valor que deve ser pago pelo Pix, para que seja feita a liberação da restituição dos atrasados do INSS. Este valor solicitado poderá variar de acordo com cada pessoa que esteja aplicando o golpe.
Esse tipo de golpe vêm sendo aperfeiçoado. Em alguns casos, o golpista envia para a vítima um PDF que contem as “pendências” para que os valores atrasados sejam liberados.
Leia em seguida: Saiu agora: ISENÇÃO OU REDUÇÃO NA CONTA DE LUZ; Veja como garantir sua Tarifa Social
Como se proteger do novo golpe dos atrasados do INSS?
Em seu portal oficial, o INSS, já está alertando a todos sobre esse novo golpe e explicando para os seus segurados que ele não entra em contato, por meio do telefone e outros meios de comunicação, com os beneficiários para o oferecimento de benefícios ou atualiza ões das revisões.
O Instituto deixa claro que, caso algum aposentado ou pensionista receba esse tipo de mensagem, o mesmo deve entrar imediatamente com contato com seu advogado para chegar a veracidade das informações.
É muito importante também que os beneficiários do INSS nunca passem qualquer tipo de dado pessoal ou senha ao receber esse tipo de mensagem.
Caso o segurado constate o golpe, é indicado que ele bloqueie o número que está mandando a mensagem e procure a Polícia Civil para registrar um BO (Boletim de Ocorrência).
Os agentes das forças de segurança afirmaram que, nos casos em que o aposentado caiu neste golpe, é muito complicado que seja feita a recuperação do dinheiro. Por conta disso, a atenção desse público se faz muito necessária.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!