Logo no primeiro mês de 2022, o Benefício por Incapacidade temporária (auxílio-doença) encerrou os seus atendimentos online e voltou a ser presencial em função da melhor qualidade. Porém, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) decidiu suspender as perícias presenciais em razão do considerável avanço da variante Omicron do Covid-19. Com isso, se deu o início de uma nova experiência de perícia através da telemedicina.
ÓTIMA NOTÍCIA: Aumento de Margem para Aposentados e Pensionistas
Essa experiência se tornou uma polêmica desde o início de 2020 e somente agora entrará realmente e prática nas dez prefeituras a seguir: Francisco Morato/SP; Minas Novas/MG; Vassouras/RJ; Santo Augusto/RS; Olhos D’Água das Flores/AL; Corrente/PI; Pedro Gomes/MS; Ji Paraná/RO; Lábrea/AM e Brotas de Macaúbas/BA
INSS: como funcionará a perícia por telemedicina?
De acordo com o planejamento do governo, o INSS estará realizando as perícias por telemedicina já neste ano em questão. Desta forma, os peritos médicos federais serão os responsáveis por seguir a risca todos os procedimentos do roteiro da consulta.
Em primeiro plano, esse atendimento acontecerá com aqueles segurados que pretendem solicitar o auxílio-doença e que atuem em empresas que foram convergentes com a ideia da perícia por telemedicina.
Dessa forma, para saber se você vai participar dos testes ou não, é necessário consultar as informações corretas a fim de verificar se a sua empresa está dentro dos testes com a perícia virtual ou não.
Durante esse projeto inicial, a empresa deve contratar médicos do trabalho que serão os responsáveis por acompanhar o empregado durante toda a duração da perícia virtual, contudo esse mesmo funcionário deve autorizar o procedimento.
Leia mais: Posso retirar o FGTS?
Vale lembrar que todas as perguntas e respostas ficarão nas mãos do INSS que também estará presente nas consultas por videoconferência.
Após os testes o projeto vai alcançar todo o Brasil
De acordo com o depoimento da presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Adriane Bramante, esse projeto é uma ótima solução para o período de pandemia e distanciamento social. Somado a isso, ela também cita uma possível continuação do projeto dada a capacidade de grande alcance com investimento razoável.
“A teleperícia é uma boa saída para casos menos complexos e de cidades sem perícia nas agências do INSS. Com dificuldade de acesso ou mesmo sem condições financeiras de ir até o local da perícia”, explicou ela.
Esse projeto pode apresentar de uma vez por todas, uma solução para a superlotação nas filas bem como ao tempo de espera pela realização da perícia e isso é ótimo, pois muitas pessoas dependem desse benefício para sobreviver.
Gostou das informações sobre o INSS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: