Desde que foi instituída no Brasil, as inovações tecnológicas, tem sido aproveitadas das melhor forma em prol de redemocratizar o acesso das pessoas as redes, além de permitir o acesso a programas do Governo federal! Neste ano de 2023, isso se dará através da forma de como fazer prova de vida do INSS.
Em síntese, a nova maneira se dará através do cruzamento de dados que servirá para deixar o processo mais otimizado, sem a burocracia em que essas pessoas já estão tão acostumadas. Assim, leia o artigo a seguir para ficar por dentro e não perder a sua aposentadoria.
Aprenda como fazer prova de vida do inss 2023

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social, a otimização do modelo de como fazer prova de vida do INSS foi alterada para facilitar o processo. Tendo em vista que, durante a pandemia da Covid-19, mais do que nunca foi observado a necessidade de permitir que procedimentos como este possam ser realizados em casa!
Primeira parcela: Vitória dos aposentados: Justiça libera dinheiro para pagamento de ações contra o INSS; Veja valores
Nesse sentido, o procedimento da prova de vida do INSS será realizado através da consulta a exames médicos, emissão de passaportes, comprovante de votação nas eleições, além de alterações nos documentos, dentre outros, para comprovar que a pessoa está viva!
Ora, se nas eleições de 2022, o beneficiário esteve presente para votar, é plausível que ele ainda possa estar vivo para continuar a receber o benefício! Entretanto, os documentos que serão aceitos também terão uma data de valida para que faça sentido entender pela vida!
Leia em seguida: Revisão da vida toda tem apenas uma pendência para começar a valer; Saiba qual é
Outrora, a prova de vida digital também é uma maneira de reduzir as filas do INSS por todo o Brasil. Isso porque, costumam estar sempre cheias, trazendo insegurança para beneficiários que, em sua maioria, já estão com avançada idade.
Em suma, a prova de vida também se torna digital, seguindo também outros processos do Governo Federal que após a pandemia, buscaram redemocratizar o acesso! Logo, veja abaixo o que foi dito pelo INSS a respeito da prova de vida:
Leia em seguida: Aposentados têm grande surpresa com decisão do STF; confira quem tem direito ao abono
Erros no sistema podem estender o prazo sobre como fazer prova de vida do INSS?
Essa é uma dúvida muito comum entre os beneficiários, não somente em relação à prova de vida, mas também aos outros procedimentos do INSS. Em razão disso, decidimos trazer a resposta para que você possa ficar mais tranquilo!
Leia em seguida: INSS: Má notícia para os aposentados – Saiba como evitar ficar sem o benefício
Em se tratando de erros no sistema do próprio instituto, ou seja, não pode ser erros na rede de internet ou no seu aparelho, mas sim, no sistema do INSS, é possível que o prazo seja estendido por 24 horas ou 48 horas para que os beneficiários possam fazer o procedimento!
Na maioria das vezes, o próprio site ou aplicativo avisa aos interessados com relação ao prazo estendido! No entanto, recomendamos também que você entre em contato com o próprio instituto para saber se pode ser algum problema na própria plataforma!
Dessa forma, recomendamos que você não deixe de fazer a prova de vida, pois pode arriscar ficar sem o seu benefício!
Leia também: Saiu agora: Calendário de pagamentos do INSS está liberado; confira quando você irá receber
Confira também:
MARAVILHA: LULA da INÍCIO nos PAGAMENTOS no dia 25 + MUDANÇAS 13 + 14 SALARIO Antecipado VEJA AGORA
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!