O aumento da margem do empréstimo consignado é uma ótima notícia para os aposentados e pensionistas, pois desde que esse aumento teve fim, esse grupo sofre por estar negativado e sem esperança de mais recursos financeiros. Acontece que o Governo Federal precisa ter sensibilidade e empatia com várias parcelas da população que estão passando mais dificuldade que o normal e os aposentados e pensionistas estão nessa situação.
Leia mais: Cartão de crédito Banco do Brasil
A boa notícia é que nesses últimos dias o presidente Jair Bolsonaro recebeu em seu gabinete um ofício que solicita a volta do aumento dos 5% de margem dos rendimentos de aposentados e pensionistas. Entretanto, assim como aconteceu em 2020, esse bônus deve ser utilizado para contratar novos empréstimos consignados e assim ajudar os beneficiários a passar pela crise econômica do Brasil.
Como funciona o aumento da margem empréstimo consignado?
Não é novidade para ninguém que a pandemia que a Covid-19 causou afetou tanto a situação sanitária quanto a econômica no Brasil. No geral, não sabemos quantificar ao certo qual dessas foi mais desastrosa, mas ambas causaram um forte impacto nacional.
Assim, foi por causa da alta inflação e da redução do poder de compra dos brasileiros que em 2020 o presidente Jair Bolsonaro oficializou a Medida Provisória (MP) 1006. Essa MP mais tarde se transformou na Lei 14.131/20.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A lei em si previa o aumento do percentual a ser comprometido para o pagamento de empréstimos consignados, que na época era de 30% e após a adoção da medida provisória passou a ser 35%. Esse aumento foi um alívio para muitos aposentados e pensionistas.
Entretanto, essa medida tinha prazo de validade para o dia 31 de dezembro de 2021, quando de fato os aposentados não poderiam mais contar com esse percentual.
Qual é a mudança para 2022?
Como podemos ver, a crise não acabou e com ela os aposentados e pensionistas continuam passando por muito aperto financeiro. Pensando nisso, foi enviado ao gabinete do presidente o ofício que solicita o retorno desse aumento pelo período de, no mínimo, 12 meses a partir de sua publicação.
Leia mais: Cotas duplas do Auxílio Brasil, veja como receber
De acordo com algumas informações de dentro do senado, o presidente se apresenta convergente a essa proposta, pois sem margem e com necessidades a cumprir os aposentados e pensionistas podem procurar opções de crédito com juros mais altos.
Essa com certeza é uma bela notícia para os aposentados e pensionistas pois com a volta do aumento da margem do consignado será possível encontrar esperança frente às dificuldades que o nosso país se encontra.
Gostou das informações sobre o Empréstimo Consignado? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do Empréstimo Consignado: