Ocasionalmente o INSS realiza uma ação que busca filtrar cadastros irregulares dos beneficiários e costumam entrar em contato para a regularização de dados e requisitos. Assim, em 2023, uma nova rodada do “pente-fino“ será realizado até o mês de abril e você pode ser um dos prejudicados com a operação.
Leia aqui todos os detalhes sobre o processo e saiba como evitar a perda de seu benefício.
Quem é afetado pela revisão?
O primeiro passo para garantir que você não seja um dos segurados com os benefícios revogados é verificar se seus dados cadastrais estão completos. Todas as informações necessárias para o cadastro devem estar atualizadas para evitar que a revisão traga problemas.
Todavia, aqueles no qual recebem auxílio por incapacidade temporária e estão há mais de 6 meses sem realizar um exame médico, ou ainda não foram convocados para tal, também serão cuidadosamente avaliados. Portanto, verifique se ainda está apto(a) para receber o benefício realizando os exames necessários e requisitados.
Também arriscam ter o benefício revogado aqueles no qual foram convocados e não compareceram à Previdência Social. Portanto, caso qualquer problema seja encontrado na sua situação cadastral, você será avisado pelo INSS por uma mensagem pelo portal ou aplicativo Meu INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem não correrá riscos?
Alguns beneficiários poderão ficar tranquilos durante o processo de revisão, pois não correm o risco de perder seu auxílio. Isso é válido, por exemplo, para pessoas de 55 anos ou mais que recebem o valor da aposentadoria por invalidez há mais de 15 anos. Aposentados com 60 anos ou mais, que recebem o mesmo benefício de aposentadoria por invalidez, também não poderão ser prejudicados.
Leia mais: E agora? 13º Salário do INSS tem parcelas antecipadas?
O que fazer?
Os documentos necessários para validação das condições requisitadas pela Previdência são: RG ou CPF, comprovante de residência, exames e laudos médicos. Eles devem ser levados a uma agência, caso você seja convocado pela Previdência Social, em horário a combinar.
Leia mais: Prova de vida do INSS: Veja as novas formas de fazer
Após a notificação, você terá cinco dias para agendar seu horário para poder levar seus documentos e comprovar sua regularização. Caso seu benefício seja revogado, você terá 60 dias para realinhar seu cadastro e documentação, antes que seja definitivamente cancelado.
O “pente-fino” acontece desde novembro, e terá fim no mês de abril de 2023.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!