O Supremo Tribunal Federal decidirá no dia 20 de abril uma ação que visa ajustar as verbas rescisórias pela inflação. Trata-se de uma ação bilionária sobre FGTS, que pode beneficiar a todos! Saiba mais a respeito do julgamento e das verbas rescisórias a seguir!
Como funciona a lei que determina o saldo das contas do FGTS?
Desde 1999, a lei determina que o saldo das contas vinculadas ao FGTS seja atualizado pela taxa Referencial (TR) acrescida de juros de 3%.
Leia em seguida: Tabela Do Imposto De Renda Pode Ser Reformada Em 2023! Confira Aqui
Para proteger os assalariados do aumento da inflação, desde 2017 o FGTS distribui parte ou a totalidade de seus lucros aos assalariados com recursos do fundo.
A presente ação tem como fundamento a atividade Direta de Inconstitucionalidade 5.090/2014 proposta pelo partido solidariedade.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O argumento do partido é que a correção do FGTS é inconstitucional, porque as regras não corrigem, de fato, os recursos. Isso porque sempre foram inferiores à inflação. Ou seja, quem tem depósito no fundo, está sem poder de compra.
Leia em seguida: Bolsa Família Já Está Pagando Beneficiários! Confira O Calendário Completo Aqui
Qual mudança pode acontecer pelo julgamento do STF?
Os ministros podem decidir corrigir o FGTS, podem optar por autorizar o reajuste para todos os assalariados ou apenas para aqueles que ingressaram com ação judicial para efetivar a correção.
A correção pode se estender até os dias atuais ou se limitar ao período de 1999 a 2013, ano anterior à saída da ADI do Solidariedade.
Leia em seguida: Carro poderá ter financiamento pelo FGTS? Veja Aqui As Novidades
O tribunal votou a Revisão da Vida Toda, que beneficia os aposentados do INSS, bem como as exigências trabalhistas recentemente alteradas, para que o ministro possa aceitar o pedido Eu acho que podemos.
Legalmente, o reajuste faz sentido. A decisão é retroativa, mas espera-se que os ministros deem o norte sobre como corrigir valores no fundo, no futuro.
Leia em seguida: Novo Benefício Social Diminui Custos Da Telefonia! Veja Quem Pode Se Inscrever Aqui
Mas o maior problema será com a economia. A correção dos valores laborais pela inflação possuir um efeito orçamentário estimado na casa dos bilhões, comprometendo sua execução.
Também torna os recursos baratos mais caros para o governo que financiam moradia e infraestrutura. Ou seja, a decisão vai causar insatisfação no mercado financeiro. Porque vai causar mais instabilidade fiscal.
Se a retificação for autorizada, cada pessoa ou representação sindical deverá pleitear a retificação na Justiça.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.