Margem dos 5% vai voltar? – Saiu Ofício
Essa semana saiu uma notícia inédita para aposentados e pensionistas do INSS sobre a continuação da margem dos 5%. O Presidente Jair Messias Bolsonaro recebeu um ofício para que a margem dos empréstimos consignados volte a ser 40%.
Leia mais: CONFIRA: Doenças que dão direito a aposentadoria do INSS 2022
Alguns aposentados e pensionistas do INSS utilizaram toda a margem consignável, pois no ano de 2022 a margem de 5% liberada de forma emergencial durante a pandemia que afetou diretamente a economia. Para quem não sabe, a margem consignável é a porcentagem máxima que um segurado do INSS pode comprometer de seu benefício com empréstimos consignados.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Durante a pandemia, a margem foi aumentada chegando em 40%, ou seja, 35% poderia ser usado com empréstimos consignados e 5% com cartão de crédito consignado. Esse valor a mais durou até o dia 31/12/2021. Esse aumento foi solicitado através da MP 1006 e foi convertida na Lei 14.131/2021, sancionado em março de 2021.
Em 2022, desde o primeiro dia do ano, a margem consignável diminuiu para 35%. Por conta disso, muitos aposentados e pensionistas do INSS utilizaram toda a margem que poderiam utilizar para solicitar empréstimos consignados e por conta disso, tiveram um desequilíbrio nas finanças. A solicitação para que a margem retorne foi muito feita através de pressão popular.
Leia mais: Benefícios do INSS podem chegar a R$ 7.087
Então, o senador Heinze enviou um ofício ao Presidente Jair Messias Bolsonaro para que ele estenda a margem dos empréstimos consignados para 40% por mais 12 meses. Segundo o senador, ele possui um bom diálogo com a Presidência da República, portanto ele garante que a manutenção da margem dos empréstimos em um valor de 5% maior é quase certa.
Leia mais: PROVA DE VIDA: quando começa?
Se você gostou das informações sobre margem dos 5%, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações do INSS: