No último dia 24 foi assinada a portaria que regulamenta os novos procedimentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a respeito da prova de vida dos segurados. Onde, os mesmos deverão passar pela avaliação do Instituto para verificação de que ainda estão vivos.
A prova de vida é uma comprovação anual que os aposentados e pensionistas devem fazer para continuar recebendo seus benefícios e evitar fraudes contra o INSS.
Como será feita a prova de vida daqui para frente
Devido às mudanças da prova de vida, o INSS deverá comprovar que o titular está vivo no prazo de 10 meses a partir da data de aniversário do mesmo. Caso o órgão não consiga fazer a comprovação nesse período, o segurado ganhará mais dois meses para essa comprovação.
Assim, será enviado um aviso pelo aplicativo “Meu INSS”, por telefone, pela central 135 e pelos bancos, para que a pessoa se identifique para o governo.
Leia em seguida: Acaba de sair as NOVAS REGRAS PARA APOSENTADORIA em 2023; Veja o que mudou
Aplicativo Meu INSS deve auxiliar na hora de fazer a prova de vida
Está previsto para 2023 a comprovação de cerca de 17 milhões de benefícios que estão entre aposentadorias, pensão por morte e benefícios por incapacidade.
Ainda que não seja obrigatório para o recebimento destes benefícios, a prova de vida pode continuar sendo feita pelo segurado. Ele poderá seguir os procedimentos tradicionais, indo até uma agência bancária ou fazendo a atualização pelo aplicativo do INSS.
Leia em seguida: Novidade: FGTS vai poder ser usado em mais uma modalidade; Veja qual é
O que é a prova de vida?
A prova de vida é uma maneira de comprovar que as pessoas que recebem benefícios de longa duração do INSS estão realmente vivas. Esse processo previne golpes e fraudes, assegurando os beneficiários e o próprio INSS.
Em 2023 essa obrigatoriedade de comprovação sai da responsabilidade e aposentados e pensionistas e passa a ser uma função do próprio INSS que deverá comprovar a validade dos benefícios.
Alguns dados, como vacinação, realização de empréstimo consignado, reconhecimento biométrico, atendimento presencial nas entidades, etc. O instituto irá considerar pontos importantes para comprovar que está tudo regular com os benefícios.
Além disso, são consideradas as comprovações de voto nas eleições, renovação de passaporte e declaração do Imposto de Renda (IR).
Assim, com esse amontoado de informações, o INSS reunirá as diversas ações de cada indivíduo registradas ao longo do ano e em diferentes fontes.
Assim, fará um total de ações que será registrado no banco de dados das parcerias e que comprovará ao sistema que a prova de vida INSS foi realizada e é válida, garantindo os benefícios por mais um ano.
Leia em seguida: URGENTE! Aposentados são vítimas do GOLPE DA PROVA DE VIDA!
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!