O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou mais cedo o famoso pente-fino, sendo que a revisão dos benefícios tem o principal objetivo de encontrar e cessar o pagamento de benefícios que estão sendo pagos de forma irregular.
Desse modo, a nova fase do pente fino também tem o objetivo de aliviar os cofres públicos, pois será feito diversos cortes de aposentadorias e outros benefícios do INSS.
Sendo assim, desde novembro do ano passado o instituto iniciou a fase do pente-fino e ainda deve perdurar durante o primeiro semestre de 2023. Dessa forma, como a nova fase já foi iniciada há mais tempo, significa que o número de benefícios revisados será grande.
Leia Mais: Surpresa: INSS libera datas de pagamento do 13º salário dos aposentados; Confira aqui calendário
Como é feito o pente fino do INSS?
O pente fino tem o objetivo de cortar os gastos do INSS com benefícios que estão sendo pagos de forma irregular. Deste modo, quando o instituto encontra alguma irregularidade no cadastro dos beneficiários será enviada uma notificação para que o segurado possa regularizar o seu cadastro.
Leia Mais: Saiu agora: Confira as datas para pagamento do 13º salário dos aposentados; Consulte aqui
No entanto, os principais alvos do INSS são os benefícios de auxílio-doença, aposentadoria por incapacidade permanente e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Dessa forma, nos casos destes benefícios, o instituto deve exigir que seja feita nova avaliação ou perícia médica.
Desse modo, será agendado o local, data e horário para que o segurado compareça e realize a nova avaliação. Sendo que o objetivo é confirmar que o beneficiários ainda possuem as mesmas condições de quando o benefício foi concedido e que a incapacidade não foi revertida.
Isto porque, no caso de ser contatado que o segurado pode ser reintegrado em suas atividades laborais e que suas condições foram modificadas, o INSS poderá encerrar o benefício de forma imediata.
Portanto, os beneficiários do auxílio-doença e da aposentadoria por incapacidade devem ficar atentos, pois quem está há mais de 6 meses sem fazer perícia deve ser notificado para realizar nova avaliação.
O que pode acontecer com meu benefício no pente-fino?
No caso de o INSS constatar irregularidades ou que o segurado não se encaixa mais nos requisitos do benefício concedido, poderá bloquear ou suspender imediatamente o auxílio recebido pelo segurado.
Leia Mais: Maravilha: Lula vai perdoar dívidas do empréstimo consignado; Veja quem poderá se beneficiar
Portanto, é importante que os segurados do INSS se atentem em manter o cadastro sempre atualizada, pois dessa forma evitar cair no pente-fino. Já que quem está com o cadastrado irregular corre o risco de ter o benefício suspenso ou até mesmo encerrado.
Sendo que no caso de suspensão, será possível retornar a receber o benefício normalmente após regularizar os dados. Já nos casos de encerramento do benefício, o segurado deverá dar início a um novo processo para ser concedido um novo benefício.
E então, gostou do conteúdo? A João Financeira traz em seguida as últimas notícias de hoje sobre os NOVOS VALORES DOS SALÁRIO PARA 2023. Clique no link em seguida e saiba mais:
Dataprev acaba de fazer novo comunicado sobre novo salário mínimo dos aposentados! Confira agora
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira mais novidades sobre o pagamento do 14º Salário para aposentados no ano de 2023
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.