O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) alertou para um novo GOLPE DA PROVA DE VIDA visando aposentados e pensionistas. O golpe envolve prova de vida sendo realizado por telefone. Veja como funciona a seguir!
Como funciona a prova de vida do INSS em 2023?
O Instituto Nacional do seguro Social (INSS) pretende conciliar as informações com os órgãos federais parceiros.
Ao receber essas informações, o INSS terá a prova de vida do beneficiário. E essa prova servirá para criar um histórico sobre essa pessoa.
Leia em seguida: Notícia Quente: Esses Aposentados Têm Direito A 4 Cartões Com Benefícios; Veja Então Se Você Tem Direito A Eles
Este ‘pacote de informação’ recolhe vários comportamentos de indivíduos registados ao longo do ano em várias bases de dados dos nossos parceiros.
Se o total de ações registradas no banco de dados dos parceiros durante o ano for suficiente, o sistema avalia a prova de vida realizada e garante a manutenção do benefício para o próximo ciclo, explica o INSS.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Assim, a responsabilidade de confirmar a prova de vida dos segurados é do próprio governo. No entanto, se o cruzamento de dados não revelar nenhuma informação, ou se a informação for insuficiente para confirmar a vida, esta responsabilidade trespassa para o beneficiário.
Como realizam o golpe da prova de vida do INSS?
Segundo o instituto, golpistas ligam para pensionistas e aposentados e pedem informações pessoais do segurado. Em outros casos, são enviadas mensagens via WhatsApp pedindo fotos de documentos de identificação para comprovar a vida.
Leia em seguida: Notícia Quente: INSS Vai Pagar Mais De R$1 Bilhão Atrasados; Então Veja Quem Vai Receber Aqui
Sendo assim, é aconselhável, caso o segurado receba uma ligação alegando ser do INSS, que desligue imediatamente e não atenda ou transmite qualquer informação pessoal, ou de seu interesse.
Isso porquê o INSS não entra em contato por mensagens telefônicas ou aplicativos como WhatsApp, ligações ou e-mails para oferecer serviços de empréstimo consignado.
E não envia o motociclista para a casa do beneficiário. Em hipótese alguma podem ser repassados dados como senhas e dados bancários, explicou o INSS em nota oficial.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Também recomendamos evitar e-mails e mensagens do Telegram, pois também podem ser golpes. Desconfie se alguém entrar em contato com você por este meio de comunicação dizendo ser do INSS.
É importante deixar claro para os segurados que o INSS não entrará em contato por telefone solicitando fotos, documentos e senhas. Nunca dar suas informações pessoais. Em caso de dúvida, o beneficiário pode tirar as dúvidas pelo Meu INSS ou ligando para a central de atendimento 135.
O que fazem os ladrões de informações da internet?
Com os progressos tecnológicos, uma foto pode ser suficiente para cerrar muitos negócios. Usando fotografias de documentos ou fotografias de seu rosto.
Leia em seguida: Surpresa: Aposentados Têm Novo Aumento De Margem Nos Empréstimos; Assim, Veja Qual É
Os golpistas podem fazer contratos de empréstimo para folha de pagamento e transações bancárias. Com uma foto da frente e do verso do seu cartão.
Os golpistas podem fazer compras online e sacar dinheiro. Por isso, é importante não enviar fotos ou documentos pessoais para outras pessoas, mesmo que afirmam ser do seu INSS ou banco.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também;
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!