O Supremo Tribunal Federal decidirá no dia 20 de abril uma ação que visa ajustar os valores do FGTS pela inflação. Entenda melhor como funciona a seguir!
Como funciona a correção do FGTS?
Desde 1999, a lei determina que o saldo das contas vinculadas ao FGTS seja atualizado pela taxa Referencial (TR) acrescida de juros de 3%. Para proteger os assalariados do aumento da inflação, o FGTS distribui parte ou a totalidade de seus lucros aos assalariados desde 2017 com recursos do fundo.
Leia em seguida: Notícia Quente: Esses Aposentados Têm Direito A 4 Cartões Com Benefícios; Veja Então Se Você Tem Direito A Eles
Por que o reajuste do FGTS é tão baixa?
Desde 1999, a TR está em zero há vários anos, pois acompanha o movimento da Selic, não o índice de inflação. Isso reduziu os ganhos do FGTS.
Em 2019, o desempenho do fundo melhorou, pois o percentual dos lucros distribuídos pelo FGTS aumentou de 50% para 100%.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Mas quem tem recursos depositados no fundo, não consegue predizer qual será o lucro distribuído, que varia de acordo com a disponibilidade dos recursos do fundo para financiar projetos em diversos setores, como imobiliário e infraestrutura.
Com a valorização da Selic, a TR está valendo 2,5%. No entanto, o aumento de preço também foi maior. Nos últimos dois anos, o IPCA registrou alta de 15,65%.
Leia em seguida: Notícia Quente: INSS Vai Pagar Mais De R$1 Bilhão Atrasados; Então Veja Quem Vai Receber Aqui
Além disso, a alta Selic do FGTS concorrerá com o aumento da rentabilidade de outros investimentos de renda fixa.
Como deveria ser o reajuste?
A presente ação tem como fundamento a atividade Direta de Inconstitucionalidade 5.090/2014 proposta pelo Partido Solidariedade.
O argumento do partido é que a correção do FGTS é inconstitucional, porque as regras não corrigem, de fato, os recursos, que sempre foram inferiores à inflação. Ou seja, quem tem depósito no fundo, está sempre perdendo poder de compra.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Caso os ministros decidem corrigir o FGTS, podem optar por autorizar o reajuste para todos os trabalhadores ou apenas para aqueles que entraram com ação judicial para implementar a correção.
A correção pode se estender até os dias atuais ou se limitar ao período de 1999 a 2013, ano anterior à saída da ADI.
O governo vai mudar as regras?
Mas o maior problema será a economia. Corrigir os valores dos assalariados pela inflação possuir um efeito orçamentário estimado na casa dos bilhões, prejudicando sua implementação.
Leia em seguida: Surpresa: Aposentados Têm Novo Aumento De Margem Nos Empréstimos; Assim, Veja Qual É
Além disso, tornar os recursos baratos mais caros para os governos que financiam moradia e infraestrutura. Ou seja, a decisão vai causar insatisfação no mercado financeiro. Porque vai causar mais instabilidade fiscal.
Se a retificação for autorizada, cada pessoa ou representação sindical deverá pleitear a retificação na Justiça.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS. Então clique no link e saiba mais.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.