Lula vai perdoar as dívidas de quem tem empréstimo consignado? Essa é uma possibilidade que o atual governo estuda. Porém, de quem contratou o crédito do Auxílio Brasil!
Lembramos que a liderança atual do Brasil se mostrou contra essa modalidade de crédito. Portanto, analise se perdoa ou reduz as dúvidas de quem contratou o valor.
Confira a seguir como anda essa verificação por Lula. Boa leitura.
Lula e o empréstimo consignado
O atual Presidente da República deu um pronunciamento em que seu novo governo analisa as formas de perdoar as dívidas de empréstimo consignado. Todavia, dos consignados do Auxílio Brasil, afinal, a modalidade foi altamente criticada por ele e sua equipe.
As críticas foram em função das taxas de juros e a possíveis práticas predatórias da nova modalidade. Afinal, assim era oferecido o crédito aos beneficiários do Auxílio Brasil.
Leia mais: Urgente: Aposentados têm R$ 18 mil liberados para saque; Veja como sacar
Contrataram-se muitos empréstimos em todo o Brasil. Afinal, as famílias adotaram o crédito para quitar suas dívidas. Mas acabaram contraindo outras.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Saiba como funciona o empréstimo consignado
O empréstimo consignado do Auxílio Brasil era para os beneficiários do antigo programa social. Portanto, eles podiam comprometer até 40% do valor do seu pagamento para quitar as parcelas.
Leia mais: Saiu agora: Aposentados vão receber novo reajuste do salário; Consulte aqui datas
As parcelas são abatidas automaticamente do pagamento do beneficiário mensalmente. Portanto, essa modalidade de crédito oferece riscos extremamente baixos para as instituições financeiras. Afinal, a liberação do dinheiro tem como garantia o próprio benefício do contrariamente.
Mas antes da liberação desta nova modalidade, o Ministério da Cidadania estabeleceu regras para sua contratação. Uma delas é o limite de juros juros a 3,5% por mês, que é relativamente alto para crédito consignado. Todavia, mesmo com as regras estabelecidas, muitos bancos não aceitaram conceder o crédito.
Dívidas serão perdoadas?
De acordo com o Ministro Wellington Dias, a anistia de dívidas do empréstimo consignado do Auxílio Brasil estão em avaliação. Mas, em alguns casos, também poderão estudar-se as renegociações de dívidas, porém, não houve confirmação oficial.
Leia mais: Ótima notícia: Revisão da vida toda pode aumentar valor da sua aposentadoria; Saiba mais
Ainda segundo o Ministro, o momento é para avaliar possíveis caminhos e formas para oferecer essa anistia à população.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!