A aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é algo muito esperado pelas pessoas que vão atingindo uma idade maior. Agora, quem tem 55 anos, fica com a expectativa também de poder parar de trabalhar. Mas, isso é possível?
Afinal de contas, desde o final de 2019, com a nova regra da Previdência Social, a aposentadoria do INSS também gerou mais dúvidas. Até porque também se aumentou o limite de idade para poder se aposentar, tornando isso ainda mais difícil.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como se aposentar pelo INSS aos 55 anos?
Veja também: Saiu agora: INSS fechou folha de pagamento de aposentadorias; Confira valor
No entanto, para se aposentar com 55 anos, é impossível para os homens, por conta das novas regras. No entanto, para as mulheres, é sim possível conseguir se aposentar aos 55 anos, ao menos por enquanto.
Desta maneira, ela pode se aposentar no INSS pela chamada regra dos pontos. Neste caso, se exige 99 pontos para os homens e 89 para as mulheres, somando a idade da pessoa e o tempo de contribuição.
Logo, a mulher de 55 anos que quiser se aposentar pelo INSS, precisará ter, ao menos, 34 anos de contribuição. Isso porque vai somar a idade, mais o tempo e vai somar 89. Então, essa é a única maneira atual de que a mulher possa se aposentar com 55 anos.
Até por conta disso, é muito importante conseguir contribuir para o INSS durante sua vida profissional, mesmo que não esteja trabalhando de forma registrada. Então, terá maior possibilidade de se aposentar com tranquilidade, embora as novas regras aumentem progressivamente a idade mínima para se aposentar.
Leia mais: Aposentados do INSS vão receber três parcelas de R$1500? Veja quem recebe esse valor extra
Aposentadoria por idade
Agora, pelas novas regras do INSS, o homem só vai poder se aposentar, nos próximos anos, com a idade mínima de 65 anos. Enquanto isso, a idade mínima para a mulher vai ser de 62 anos para conseguir parar de trabalhar.
Contudo, o INSS também possui outras regras para a aposentadoria e uma delas entra com a chamada transição. Ou seja, quem já contribuía para a Previdência Social anos antes, passa a ter muitos dos direitos de antes da reforma da previdência.
Isso é uma maneira de minimizar o impacto sobre quem já contribuía a mais tempo. No entanto, para os mais jovens, que estão começando a contribuir agora para o INSS, a regra de transição não se aplica.
Consequentemente, quem quiser se aposentar com 100% do valor previsto, deverá trabalhar e contribuir por 40 anos, além de ter a idade mínima de 65 anos. Isso, no caso, para os homens que contribuem para o INSS.
No caso das mulheres, o tempo de contribuição para ter 100% é 35 anos e a idade mínima vai ser de 62 anos. Essas são as novas regras da previdência social, com a reforma feita em 2019.
Veja em seguida: Surpresa: INSS libera datas de pagamento do 13º salário dos aposentados; Confira agora
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!