Você sabe o que significa um pedido de Auxílio ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) indeferido? Significa que ele foi negado. Isso que dizer que o requerente não receberá o benefício por algum motivo. Costuma ocorrer quando a perícia médica do órgão entende não haver a incapacidade de trabalhar. O primeiro passo para solucionar o problema, é entender o motivo da negativa.
Para isso, solicite ao órgão uma cópia integral do processo, junto a previdência social e analise buscando encontrar:
– Erro do órgão;
– A ausência de algum documento;
– Não cumprimento de exigência;
– Falta de carência.
Caso você entenda que sofreu algum tipo de injustiça, é possível entrar com recurso administrativo ou ação judicial. Esse é um direito garantido por lei.
Leia em seguida: 16 formas de prova de vida automática do INSS; Veja lista
O que é o indeferimento parcial
Esse tipo de indeferimento corre quando um pedido em sua totalidade não é totalmente negado. Ou porque ouve mais de uma razão para solicitar o benefício. Portanto, é importante procurar entender o que foi negado no pedido, e o que foi aceito.
Leia em seguida: Maravilha: Projeto vai beneficiar quem tem dívida do cartão de crédito; Saiba mais
Sobre o indeferimento total
Nesse ínterim, neste caso, o pedido foi totalmente negado pela instituição. Isso não impede que uma nova solicitação para receber o auxílio seja feita, mas antes disso, deve-se reunir toda a documentação referente ao processo e procurar por falhas, para assim decidir o próximo passo do INSS: Aceitar o indeferimento, ou não?
Leia em seguida: Boa notícia: Aposentados vão ter aumento de até R$ 420; Confira agora datas e valores
Recursos administrativos
Após descobrir a razão do indeferimento ou não, mas decidir por não aceitá-lo, pode-se utilizar o recurso administrativo, que nada mais é que, contestar a decisão do INSS. Entre em contato com a instituição pelo teleatendimento, discando 135.
A ligação é gratuita, feita de um telefone fixo ou público. Se por acaso for fazer de aparelho celular, será cobrado uma tarifa local. O contato também pode ser feito pelo site ou aplicativo do INSS. O contato deve ser feito em até 30 dias após o indeferimento. As partes, estarão tentando resolver o caso ainda entre si. A razão pela qual o indeferimento foi invalidado, deve ser apresentada neste momento.
Leia em seguida: Má notícia para aposentados: Entenda por que o reajuste das aposentadorias prejudica quem ganha mais
Ação judicial
Se mesmo entrando com o recurso administrativo e o pedido for negado, e o problema não solucionado, pode-se judicializar o processo, ou seja, ele será levado até o Tribunal de Justiça. A Justiça será acionada contra o INSS. E ela mediará todo o processo.
Leia em seguida: Aposentados vão receber novo reajuste do salário; Confira valores
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também;
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!