Após quase um mês de aperto, os aposentados e pensionistas podem voltar a ter esperanças do aumento da margem do consignado. Esse acréscimo de 5% já havia acontecido em 2020 e ficou disponível por um certo período, entretanto após o fim do benefício os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) ficaram desamparados.
Leia mais: Golpe dos Empréstimos Consignados
De acordo com notícias de dentro de Brasília, já está nas mãos do presidente Jair Bolsonaro um ofício que solicita a volta do aumento da margem da margem do consignado em razão dos impactos econômicos da pandemia da covid-19, que ainda não acabou. Entenda aqui nesse artigo como funciona esse benefício em favor dos aposentados e pensionistas.
Aumento da margem do consignado
Se você ainda não conhece esse aumento da margem do consignado, foi uma medida emergencial que o Governo Federal tomou no ano de 2020 por causa das grandes consequências econômicas da pandemia.
Com isso, o poder de compra de todos os brasileiros diminuiu enquanto a inflação crescia até fechar o ano de 2021 com o percentual de 10,06%, um recorde, uma vez que desde 2015 não víamos esses valores.
Foi com o objetivo de amenizar essa situação que o Governo Federal, através da Medida Provisória (MP) 1.006, decidiu elevar para 35% o percentual que os aposentados e pensionistas poderiam comprometer da sua renda para pagar empréstimos consignados.
Os empréstimos dessa modalidade são muito vantajosos para aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, isso porque o pagamento das parcelas são abatidos já na folha de pagamento. Dessa forma, eles podem ser a salvação para inúmeras emergências, visto que possuem taxas de juros mais baixas e prazos mais extensos para o pagamento.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Contudo, o aumento da margem do consignado de 5% teve um prazo de duração que estava previsto na Lei nº 14.131, que garantiu a continuidade do benefício até o dia 31 de dezembro de 2022. Após o fim desse tempo, os aposentados e pensionistas ficaram de mãos atadas sem a possibilidade de utilizar uma margem maior para contratar novos empréstimos.
O que vai mudar com o novo ofício?
Esse novo documento sugere que o Governo inicie o processo de elaboração de uma nova medida provisória para reativar o aumento da margem do consignado por um prazo de no mínimo 12 meses.
Leia mais: O que é necessário para pedir um empréstimo?
De acordo com algumas figuras políticas o objetivo é ajudar as pessoas que estão negativadas no momento e é de extrema importância que o governo se mostre interessado em ajudar os aposentados e pensionistas.
Gostou das informações sobre o empréstimo consignado? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações: