Em 2023, a Caixa Econômica Federal decidiu pela suspensão do empréstimo consignado! Essa suspensão acontece, conforme a presidente da instituição, com base na revisão de cadastros do programa Bolsa Família!
Então, para entender melhor sobre a suspensão do empréstimo consignado, leia o artigo na íntegra!
Entenda sobre a suspensão do empréstimo consignado

Neste ano de 2023, a Caixa Econômica Federal decidiu pela suspensão do empréstimo consignado no Brasil. Essa decisão foi tomada com base nas revisões do programa do Bolsa Família anunciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, além de uma revisão, por parte da Caixa, das taxas do consignado!
Em resumo, as taxas cobradas pelo consignado eram consideradas altas, tendo em vista que aquilo que deveria ser uma grande oportunidade para quem conseguia o empréstimo, a longo prazo, poderia se tornar um problema, de acordo com especialistas.
Leia em seguida: Pagamentos do INSS começam essa semana, confira o calendário!
“Eu já posso anunciar para vocês que nós estamos suspendendo o consignado do auxílio por duas razões. A primeira é que o Ministério do Desenvolvimento Social vai revisar o cadastro, então como o Ministério vai revisar o cadastro, não é de bom tom que a gente mantenha, porque não sabemos quem vai ficar nesse cadastro ou não”, segundo o presidente da insituição.
Leia mais: Prova de vida 2023: Não perca seu benefício hoje!
Também continuou dizendo:
“A segunda é porque os juros dessa modalidade de consignado são muito altos, então nós também estamos suspendendo para rever esses juros e vendo as possibilidades que existem para baixar esses juros, dentro, lógico, das regras de conformidade”.
Leia em seguida: 14º SALÁRIO SERÁ PAGO HOJE (26)? Veja as regras para receber e o valor que vai ser pago
E o que era o empréstimo consignado?
No ano de 2022, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil entrou em atividade durante o governo de Jair Bolsonaro. Entretanto, em meio a tantas críticas, a Caixa Econômica Federal foi a única entre as maiores instituições do Brasil, com forte demanda para disponibilizar a modalidade. Ademais, a Caixa recebeu várias críticas devido ao risco de endividamento dos beneficiários.
Entretanto, já em 2023, foi anunciado que o presidente em exercício Lula tinha a intenção de perdoar as dívidas do consignado, o que não será possível, segundo a presidente da Caixa! Ademais, devido a tantas inconsistências, sua suspensão segue sendo alvo de várias dúvidas!
Leia mais: Notícia quente: Use o cartão de crédito como aliado; Veja dicas
Confira também:
PAGAMENTO para TODOS: 14 SALÁRIO INSS 2023 – R$ 2640,00 ANTECIPADO na sua CONTA – CONFIRA AGORA!
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!