Se você ainda não sabia, vamos te confirmar: sim, é totalmente possível contestar um empréstimo consignado mesmo após o recebimento do crédito em conta. Muitas pessoas não sabem disso pois esse é assunto que, geralmente, as instituições financeiras não gostam tanto, contudo é seu direito contestar o empréstimo consignado indevido.
Leia mais: Auxílio Gás: como funciona o benefício
Entre o público de aposentados e pensionistas é muito comum que o empréstimo consignado seja uma solução para muitas emergências financeiras, pois essa modalidade de crédito tem baixas taxas de juros e longos prazos de pagamento. Além disso, as parcelas estão bem mais em conta com os consignados, mas é necessário ficar atento com as fraudes e empréstimos indevidos.
Confira agora como contestar o empréstimo consignado!
Quando contestar o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é aquela modalidade que tem o desconto das parcelas direto na folha de pagamento da aposentadoria, pensão ou benefício. O beneficiário também tem o direito de anular seu empréstimo nas seguintes situações:
- Direito de arrependimento;
- Empréstimo indevido (fraudes ou golpes de terceiros);
- Se comprovado o descumprimento de qualquer cláusula contratual.
Em qualquer um desses casos, a maneira ideal, prática e segura de descobrir irregularidades ou descontos indevidos é através do extrato de pagamentos, que também é chamado de HisCre.
Além dessa forma de consulta, também é possível verificar a regularidade do seu empréstimo consignado através do extrato de empréstimos consignados que também recebe o nome de Histórico de Consignação (HisCon).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Então se você está duvidoso quanto a algum processo, valor da parcela ou até empréstimo indevido é possível consultar ambos esses extratos a partir do aplicativo Meu INSS ou pela plataforma digital da Previdência Social.
Como contestar o empréstimo consignado indevido
Entre em contato com o banco ou financeira
No momento em que você identificar algum problema ou irregularidade por parte do titular do contrato ou qualquer outro motivo, o INSS orienta que o beneficiário entre em contato com a instituição financeira o mais rápido possível
Quando falamos de fraude, o banco ou financeira costuma pedir documentos comprobatórios deste contrato de consignação. Esses documentos variam bastante de cada instituição, então o indicado é esperar que ela mesmo indique.
Entre em contato com a ouvidoria
Pode acontecer da instituição financeira não retornar o seu contato e nesses casos o melhor é ir até a ouvidoria do local de contratação do empréstimo. No caso de mesmo assim não haver sucesso, você precisa contactar o Banco Central através do número 145 e registrar uma queixa.
Leia mais: Empréstimo Consignado: Retorno da margem de 40%?
Busque orientações profissionais
Em muitas situações é recomendado ainda buscar orientação profissional, seja diretamente da Polícia ou advogados especializados em crimes cibernéticos.
O solicitante deve organizar comprovantes e provas que ajudem a evidenciar um empréstimo consignado indevido.
Gostou das informações sobre o Empréstimo? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nós siga para não perder as últimas informações: