O Governo Federal liberou o calendário de pagamento do Auxílio Gás, novo benefício que ajudará as famílias a garantir o gás de cozinha e com isso a sua alimentação. O Ministério da Cidadania começou a pagar na última terça-feira (18) o auxílio gás para as famílias que já estavam na folha de pagamento e mais 3 milhões que entraram no início do ano.
Leia mais:Antecipação do Saque Aniversário
Ao todo, temos um montante de 17,5 milhões de famílias beneficiárias do Auxílio Brasil. Grande parte dessas também receberão o Auxílio Gás, até porque a Caixa Econômica Federal (CEF) pagará ambos no mesmo período. A diferença é que o Auxílio Brasil veio para substituir o Bolsa Família de forma muito parecida, enquanto o Auxílio gás é totalmente uma novidade de 2022 e será pago de dois em dois meses.
Confira agora os detalhes do Auxílio Gás!
Calendário de pagamento do Auxílio Gás
O pagamento para todo o Brasil iniciou no dia 18 de janeiro, mas ainda em dezembro do ano passado a CEF já liberou o pagamento para famílias residentes em cerca de 100 municípios da Bahia e Minas Gerais. Isso aconteceu em razão da incidência de fortes chuva que causaram estado de calamidade nesses dois estados.
Assim, as 108 mil famílias receberam em dezembro a notificação de que receberam o depósito na conta do programa social. Tudo isso aconteceu via aplicativos do Auxílio Brasil e Caixa Tem.
Já o restante das famílias que estão na folha de pagamento do Auxílio Gás começaram a receber o valor no dia 18 de janeiro e o pagamento vai durar até o dia 31 de janeiro de 2022. Tal cronograma segue de acordo com o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil.
Confira o calendário de pagamentos abaixo:

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Vale lembrar que o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei de abertura do Orçamento da Seguridade Social da União em favor do Ministério da Cidadania com o crédito de R$300 milhões a partir de dezembro.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
De acordo com a lei, existe sim um grupo preferencial para receber o Auxílio Gás. Esse grupo é composto por mulheres vítimas de violência e que estão cadastradas no CadÚnico.
Para as famílias, é necessário ter em sua composição um residente que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Também tem preferência às mulheres que são chefes de família.
Além dessas preferências, a seleção também levará em conta os seguintes critérios:
Leia mais: Decisões sobre a Revisão do Artigo 29
- famílias cujo registro do CadÚnico tenha sido atualizado nos vinte e quatro meses anteriores;
- famílias com menor renda per capita;
- famílias com maior quantidade de membros na família;
- famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil; e
- famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.
Gostou das informações sobre o Auxílio Gás? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: