Se é beneficiário do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) fique atento, porque o instituto voltou a exigir a prova de vida para continuidade dos pagamentos em 2022. Com isso os aposentados e pensionistas devem realizar esse processo de verificação no mês do seu aniversário, seguindo o novo calendário.
Leia mais: Pagamento do 13º salário do INSS é liberado
A obrigatoriedade da prova de vida estava suspensa desde o ano passado em razão das medidas de isolamento social que a pandemia de coronavírus trouxe. Acontece que esse ano temos a vacinação avançando rápido e isso torna viável a volta da prova de vida. Assim, se você é beneficiário e não fez o procedimento entre novembro de 2020 e dezembro de 2021, sua prova de vida deve acontecer a partir de fevereiro.
Confira os detalhes do processo de prova de vida!
Como funciona o calendário da prova de vida?
O calendário da prova de vida do INSS passou a valer novamente em junho de 2021 para aqueles segurados que já deveriam ter realizado o procedimento desde os meses de março e abril de 2020. Entrando no mês de julho, no mesmo ano, foi a vez de quem deveria passar pela prova de vida em maio e junho de 2020 e assim aconteceria sucessivamente.
Com isso, o cronograma das perícias chegará ao fim no mês de agosto deste ano, quando os segurados farão a prova de vida que vai vencer no meio do ano que vem, 2023. Mesmo com esse adiamento no calendário, o INSS percebeu que cerca de 160 mil segurados em maio do ano passado, assim o instituto estendeu o prazo e realizou toda a perícia de forma online pelos apps Meu INSS e Meu gov.br até o dia 31 de maio de 2021.
Para esse ano, o Diário Oficial da União do último dia 28, trouxe uma portaria que estendeu os prazos para realizar esse processo e definiu as datas para pôr em dia a prova de vida dos beneficiários que não realizaram em 2020.
Confira agora o calendário da prova de vida do INSS 2022:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp

Como fazer a prova de vida digital do INSS
A prova de vida digital do INSS é um processo que está disponível apenas para aqueles segurados selecionados para participar do projeto, até porque esse ainda é piloto. Com isso, os que estão aptos para realizar online devem receber um aviso diretamente do INSS via SMS, e-mail, Site INSS o aplicativo Meu INSS
Leia mais: Contribuições do INSS: Mudanças para o mês de Fevereiro
Dessa forma, os beneficiários que têm biometria cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem realizar via aplicativo Meu INSS. Somado a isso, os idosos com mais de 0 anos pode solicitar o atendimento em domicílio através do agendamento pelo telefone 135 ou app Meu INSS
Gostou das informações sobre o INSS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: