Apesar das promessas do Governo Federal, feitas ao fim de 2022 e ao início deste ano, as filas do INSS segue subindo, tanto presencialmente quanto na fila de solicitações dos benefícios previdenciários. O aumento das filas em agências também torna os aposentados alvos fáceis para golpistas, entenda:
- Aumento nas filas do INSS
- quadrilhas especializadas em Fraudes;
- INSS completou um mês sem presidente.
Aumento das filas no INSS
Ainda em Campanha, Lula prometeu zerar as filas do INSS, reduzindo assim o número de casos em análise e agilizando a concessão de benefícios. Todavia, a realidade é diferente em 2023. O número de pedidos aguardando análise, em fila, já alcança a casa dos 130 mil (segundo o jornal GLOBO, em entrevista a técnicos do INSS).
O número talvez não transmita a urgência, uma vez que isso representa 130 mil pessoas aguardando a concessão de um benefício para que possam comer, ter um teto e viver com dignidade.
Leia também: 14º SALÁRIO DO INSS: Benefício pode ser PAGO HOJE (04/02)? Veja agora
Em Janeiro, o número de solicitações que já ultrapassaram a primeira etapa, mas ainda aguardam a solução de pendências, cresceu de 930 mil para mais de 1 milhão, isso somente entre Dezembro e Janeiro.
Todavia, este não é o maior número já visto. O recorde da fila ocorreu em 2019, pouco antes do ápice da pandemia, onde o órgão acumulou 2.442 milhões de pedidos. De outubro de 2021 até as eleições, o número registrou queda constante, mas, neste início de ano, voltou a subir.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quadrilhas especializadas em Fraudes
Com o aumento das filas de benefício e também nas próprias agências, surgiram também quadrilhas especializadas em Fraudes Previdenciárias. Os criminosos oferecem aos aposentados formas de burlar as filas, recebendo assim o benefício com maior agilidade sob pagamento.
Leia em seguida: Maravilha: Lula vai perdoar dívidas do empréstimo consignado; Confira quem terá direito
Em diversos casos os criminosos falsificam perícias e outros documentos, o que realmente pode agilizar o processo, mas também pode resultar em cadeia para todos os envolvidos.
Por mais frustrantes que sejam as filas, não recorra a criminosos ou falsificações para adquirir uma suposta agilidade na concessão do seu benefício.
INSS completou um mês sem presidente
Os atrasos e demais problemas no INSS, vividos neste início de ano, decorrem também da falta de liderança, uma vez que o órgão completou mais de 30 dias sem um presidente efetivo.
Leia mais: Surpresa: INSS libera datas de pagamento do 13º salário dos aposentados; veja aqui
Na última quinta-feira (2), Rui Costa publicou no Diário oficial a escolha de Glauco André Fonseca Wamburg para presidir o INSS de forma interina. Aguardemos que a mudança reduza as filas.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja o vídeo: DINHEIRO NA SUA CONTA ESSE MÊS? Mais de 8 bilhões de reais estão liberados! Veja as novidades!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o mundo dos aposentados e pensionistas! Clique no link e saiba mais.
Urgente: Saiba quais são as novas regras para aposentadorias em 2023
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!