Infelizmente as pessoas usam parte do seu tempo para conseguir prejudicar as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, como é o caso de idosas e idoso aposentados pelo INSS.
Mas acreditem, ainda que seus dados estejam cadastrados no INSS, isso não significa que eles entrarão em contato com você por telefone ou por mensagem no WhatsApp.
Portanto, você deve saber que não se pode confiar em todas as pessoas e é muito importante ficar em alerta para informações importantes sobre sua aposentadoria! Leia agora o artigo!
Dicas para não cair no golpe
Antes de mais nada, para não cair em golpes, saiba que o INSS é uma instituição governamental que não entra em contato com os segurados, sejam eles aposentados ou pensionistas.
Eles também não pedem dados pessoais e outras informações relativas ao seu benefício. Só envie documentos pelo canal Meu INSS, que é o aplicativo seguro do instituto. Jamais envie por e-mail.
Caso você receba uma mensagem por SMS, verifique se tem links e descarte a mensagem, assim como bloquei o número. O INSS não manda links.
Leia mais: Aposentados vão receber novo reajuste do salário; Veja datas de pagamento
Para saber qualquer informação sobre seu benefício ou solicitação feita ao INSS, então verifique o aplicativo Meu INSS, esse é o canal confiável para evitar que você seja enganada ou enganado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O INSS entrou em contato com você?
Se você receber uma mensagem informando que o INSS está tentando entrar em contato com você, isso significa que provavelmente você está sendo vítima de uma tentativa de golpe.
Normalmente os golpistas informam que estão entrando em contato porque o INSS está realizando uma operação “pente fino”.
Caso isso aconteça, não tenha dúvidas. Pode bloquear o número imediatamente e abrir um boletim de ocorrência na Polícia Civil da sua cidade.
Leia mais: INSS vai realizar pente-fino; Saiba como manter o benefício
Você também pode entrar em contato com a Ouvidoria do INSS, no número 135 e denuncie a tentativa para que a instituição tome as devidas providências.
O INSS informa!
Uma ótima notícia que saiu no fim do ano de 2022, é que o INSS suspendeu a obrigatoriedade da prova de vida, mas nenhum benefício foi cortado.
O sistema passou por uma atualização para que as pessoas possam realizar a prova de vida de forma automática, facilitando o processo para milhões de idosos.
Leia mais: Pagamentos do INSS são suspensos
Caso você deseje realizar a prova de vida, pode usar os aplicativos do banco ou do Meu INSS. E fique sempre atento, para não cair em golpes!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!