Os criminosos reconhecem a necessidade de atualizar as informações do INSS. Os criminosos, portanto, usam métodos fraudulentos contra os aposentados do INSS, entrando em contato por telefone, e-mail ou celular para obter informações pessoais indevidas de seus beneficiários. Por isto, neste texto iremos elucidar alguns dos golpes mais comuns para que você saiba como evitar! Veja a seguir!
Como acontecem os golpes em segurados do INSS?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revisa regularmente os registros dos beneficiários para fornecer documentação atualizada como prova de vida e exerça sua perícia em pessoas com incapacidade temporária ou benefícios permanentes.
Leia em seguida: Notícia Quente: Esses Aposentados Têm Direito A 4 Cartões Com Benefícios; Veja Então Se Você Tem Direito A Eles
Assim, os criminosos praticam tentativas para persuadir os aposentados de falsos empréstimos consignados ou mesmo de um adiantamento de 13º salário, ou requisitam informações alegando atualização de dados.
Os criminosos se identificam como funcionários do INSS, bancos pagadores ou empresas autorizadas, e solicitam informações pessoais, dados do cartão de crédito e senha.
Essas informações são suficientes para realizar transações não autorizadas em nome do funcionário despedido.
Esse tipo de golpe é chamado de engenharia social. Essa é uma táctica que usa mídia digital ou conversas telefônicas para enganar, despertar e construir confiança com as vítimas. Veja a seguir maneiras mais específicas que praticam golpes!
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quais são os golpes em segurados do INSS mais comuns?
Veja a seguir alguns dos golpes mais comuns em segurados do INSS:
Ameaça de bloqueio de benefício do INSS:
Um aposentado recebe uma ligação de um falsa administrador do INSS avisando sobre um bloqueio iminente de benefícios devido às informações cadastrais desatualizadas.
Moderadores falsos afirmam ser fáceis de atualizar. Bastam os aposentados proverem informações como CPF, endereço, data de nascimento, dados bancários, número do cartão do INSS e outras informações.
Acreditando estar falando com o servidor do INSS, o aposentado prestou as informações solicitadas. Os dados são suficientes para que criminosos cometam fraudes em nome do segurado.
Leia em seguida: Notícia Quente: INSS Vai Pagar Mais De R$1 Bilhão Atrasados; Então Veja Quem Vai Receber Aqui
Agendamento de check-up de saúde:
Exames médicos devem ser realizados regularmente pelos beneficiários de benefícios por invalidez temporária ou permanente.
O infrator entra em contato com a vítima para marcar uma consulta. O falso servidor solicita informações do destinatário, como endereço, RG, CPF, dados bancários, e até senhas em algumas situações.
INSS alerta seguradoras para não prestar informações. A instituição solicita informações e documentos somente pelo sistema Meu INSS.
A convocação pode ser feita por carta, por comunicação do banco pagador, por e-mail ou por publicação no diário Oficial, sendo em todos os casos registrada no site Meu INSS no perfil do segurado com prazo e programação método.
Golpes do INSS com Prova de Vida Online:
Criminosos estão conectando para aposentados e aposentadas para avisar que terão que fazer prova digital de vida, novo método criado pela pandemia da COVID-19. Falsos funcionários do INSS solicitam que vítimas verifiquem informações pessoais e bancárias para manipulação.
Em seguida, roga para enviar uma foto atual e documentos digitalizados, resultando no golpe do INSS via WhatsApp. Com os dados confirmados e a foto do documento, os criminosos podem cometer fraudes financeiros.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Taxas de devedores em atraso:
Um falso funcionário do INSS entra em contato com a vítima e informa os valores dos benefícios diferidos que foram pagos ao segurado, com atualizações e correções dos benefícios.
Surpreso e satisfeito com o dinheiro extra que vai entrar, o aposentado atualiza os dados pessoais. Na segunda etapa, o beneficiário credita a taxa administrativa pelo pagamento direto na conta do aposentado.
Esse pagamento é feito por meio de um recibo bancário falso ou por transferência direta de dinheiro para sua conta.
Leia em seguida: Surpresa: Aposentados Têm Novo Aumento De Margem Nos Empréstimos; Assim, Veja Qual É
Adiantamento do 13º salário e consignado:
A expectativa é que os aposentados do INSS aufira parte do 13º salário no mês de junho, a princípio. Os criminosos, cientes desse momento, entram em contato com o segurado para oferecer um adiantamento do valor em troca de uma contraprestação.
Falsos administradores de empresas financeiros pedem informações e cópias de documentos para autorizar transações.
Os pensionistas que recebem a oferta pagam a taxa e enviam as informações, mas não recebi o dinheiro. Em muitos casos, os criminosos podem se tornar vítimas de empréstimos consignados fictícios, onde os criminosos atuam como agentes financeiros e autorizam o empréstimo em nome das vítimas.
O dinheiro será creditado na conta do segurado. Mas também o parcelamento com juros. Por fraude, a vantagem é que as taxas são concedidas a agentes de empréstimo e agências responsáveis pela mediação de empréstimos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.