A princípio, em 2023, a transição do governo Bolsonaro para o governo Lula no Brasil traz diversas mudanças aos mais diversos setores do país.
Assim, um desses setores, é claro, é a administração de finanças da população. Portanto, novas propostas e promessas surgem nesse cenário, como a renegociação de dívidas e a decisão de manter medidas estabelecidas pelo governo anterior.
Confira a seguir dois pontos que geram dúvidas entre os brasileiros sobre o Governo Lula e suas medidas para economia.
Mudança de governo
Todavia, após ser derrotado nas últimas eleições presidenciais em outubro de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deu espaço para um novo governante: o Presidente Lula. No qual atualmente retorna à presidência para seu terceiro mandato. Além disso, diversas mudanças estavam sendo esperadas no país após as eleições, consequentemente, na economia.
Leia mais: Comunicado importante para quem quer saber sobre 14º salário do INSS; Veja aqui
Nesse ínterim, a nova gestão assumiu poder em meio a diversas indagações do povo brasileiro: E o 14º salário? E o Bolsa Família? Entre outras inúmeras preocupações que devem ser respondidas pela nova administração. Para aposentados e pensionistas, existem muitas informações para as quais você deve se atentar.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Renegociação de dívidas
Em sua campanha eleitoral, o atual presidente Lula deixou claro suas intenções de renegociar dívidas da população com o varejo e empréstimos consignados, prática comum entre aposentados e pensionistas. Também é de seu interesse renegociar dívidas com a Federação Brasileira de Bancos.
Leia mais: Oficial: Saiba quem são os aposentados que vão receber salário nesta segunda-feira; Veja lista
Existe também um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, de autoria do Senador Otto Alencar, no qual o pagamento de dívidas fica suspenso por 120 dias, ou seja, cerca de quatro meses. A proposta estabelece: “ficam excepcionalmente suspensos […] os pagamentos das obrigações de operações de créditos consignados em benefícios previdenciários.”
O projeto ainda está em processo de aprovação e, uma vez liberado, pode facilitar a intenção de renegociação de dívidas do Governo Lula.
O 13º salário será antecipado em 2023?
Em relação ao 13º salário, que nos últimos anos vinha sendo adiantado, ainda não há uma resposta definida, mas a expectativa é que não haja parcelas durante o início do ano.
Leia mais: Notícia quente: Saiba tudo sobre a suspensão do empréstimo consignado; Veja aqui
Há dois anos, brasileiros recebem metade do abono natalino no primeiro semestre, para amenizar danos causados pela crise financeira estabelecida pela pandemia da COVID-19. Conforme o calendário de pagamento do 13º salário do INSS, a prática não será mantida pelo novo governo em 2023.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!