O prazo para fazer o pedido da revisão no valor da sua aposentadoria, por meio da revisão da vida toda, recurso junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa um mês depois do primeiro pagamento do benefício e termina 10 anos depois da concessão.
Entenda mais informações sobre como aumentar o valor da sua aposentadoria agora em 2023 no artigo em seguida!
Leia em seguida: Surpresa: Pagamento extra do INSS será liberado pelo governo; Consulte o calendário
O que o cidadão precisa para fazer a revisão da aposentadoria?
Caso o segurado suspeite de subestimação nos valores recebidos em sua aposentadoria, é importante que o mesmo busque examinar cuidadosamente a carta de concessão e a memória de cálculo da pensão. Além disso, você também vai precisar pedir uma análise para saber o que pensa o servidor que analisa sua requisição.
Isso porque, pode acontecer que durante um certo período de trabalho em determinada atividade tenha sido ignorado, ocasionando danos à saúde.
Desse modo, o aposentado deve saber exatamente qual é o erro e fazer a aplicação correta, sob pena de ter o exame negado.
Vale pontuar que não é necessário pedir a revisão diretamente ao INSS, mas dependendo do caso é importante que o segurado tenha um advogado que oriente o mesmo a formular o pedido de forma mais clara e para acompanhar os prazos.
Além disso, um advogado também pode ser importante na hora de fazer o cálculo do valor. Este passo é necessário para ver se realmente vale a pena pedir a revisão.
Leia em seguida: Antecipação do 13° salário e 14° Salário: CONFIRA AGORA e ENTENDA
O que é feito depois da solicitação da revisão da vida toda do INSS?
Depois que o pedido de revisão for apresentado, o segurado deve acatar o seu pedido, pois o INSS pode estar aberto à chamada habilitação. Durante essa fase, os aposentados ou pensionistas precisa apresentar documentos comprovativos dos seus direitos.
De maneira geral, ao fazer a solicitação da revisão, o cidadão já deve enviar junto os documentos que comprovam o erro do INSS, como, por exemplo:
- Fotocópias de carteiras de trabalho antigos;
- Contracheques;
- PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário;
- Entre outros documentos que possam comprovar o pedido.
Vale destacar que os documentos podem ser coletados e enviados por meio do aplicativo ou site Meu INSS no celular, ou computador, respectivamente. Entretanto, quem quiser pode entregar os documentos diretamente na agência.
Além disso, existe uma caixa para enviar envelopes. Nesse caso, vai ser necessário marcar dia e horário para deixar os papéis no local.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!