PIS/Pasep 2022: Pagamento inicia em fevereiro
O PIS/Pasep que será liberado esse ano é referente ao ano-base de 2020. O pagamento desse abono salarial está atrasado e os trabalhadores que têm direito aguardam seu recebimento. Os aniversariantes de janeiro começam a receber no próximo mês.
Leia mais: Prova de vida digital: como fazer?
Em 2020, quando houve a declaração de pandemia de Covid-19, o PIS/Pasep não foi pago aos trabalhadores que tinham direito, devido que o dinheiro foi utilizado para o Programa de Benefício Emergencial de Manutenção de Emprego e Renda (BEm).
Esse programa pagou um auxílio aos trabalhadores que tiveram suspensão de contrato de trabalho por conta da pandemia, ou jornada reduzida com corte de salário. Assim, o PIS/Pasep de 2020 foi adiado para 2021, porém, também não aconteceu o pagamento e começará a ser pago em fevereiro. Veja o calendário:
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp


Como foi possível perceber nos calendários acima, a ordem de pagamento do PIS é pelo mês de aniversário e o Pasep é de acordo com o último número do benefício. Para que o trabalhador tenha direito a esse abono salarial, ele precisa cumprir alguns requisitos, como:
- Ter trabalhado 30 dias ou mais em 2020;
- Ter inscrição no PIS/Pasep há 5 anos ou mais;
- Ter as informações atualizadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)- esses dados são encaminhados pelo empregador e para consultar se está tudo atualizado você pode clicar AQUI;
- O salário deve ter sido até dois salários mínimos no tempo trabalhado.
O valor depositado é de um salário mínimo, no máximo, pago proporcionalmente ao tempo trabalhado no ano-base de 2020. Por exemplo, se a pessoa trabalhou um mês, ela receberá R$ 101,00, que equivale ao salário mínimo (R$ 1212,00) dividido por 12 meses. Se trabalhou mais tempo, o valor vai aumentando, conforme abaixo:
Leia mais: Empréstimo consignado vale a pena?

O saldo do PIS pode ser consultado pelo Aplicativo Caixa Trabalhador, Caixa Tem, FGTS, pelo site da Caixa, pelo aplicativo da Caixa (para os clientes) e de forma presencial nas agências. A Caixa é responsável pelo pagamento do PIS, que é destinado aos trabalhadores da rede privada.
O saldo do Pasep pode ser consultado pelo site do Banco do Brasil ou de forma presencial na agência. O Banco do Brasil é responsável pelo pagamento do Pasep, que é destinado aos trabalhadores da rede pública.
Leia mais: AVISO: 14° Salário do INSS: PAGAMENTO EM MARÇO
Se você gostou das informações sobre o PIS/Pasep 2022, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS: