Atenção às novas mudanças que o INSS está fazendo, principalmente à nova fase do famoso pente-fino dos aposentados e pensionistas! É importante deixar claro que o principal objetivo é que essa nova revisão deve verificar os casos inadequados de recebimento de benefícios, trazendo mais alívio aos cofres públicos.
Agora o novo pente-fino, que já começou durante o mês de novembro do ano de 2022, pode acabar afetando muitos cidadãos em todo o Brasil. Entenda mais informações sobre os novos cortes que o pente-fino do INSS vai fazer agora em 2023 no artigo em seguida!
Leia em seguida: Duas parcelas de R$ 651 serão liberadas por Lula aos aposentados; Confira calendário de pagamentos
Como funciona o pente-fino do INSS?
Primeiramente o INSS envia uma notificação para o segurado que está com o cadastro irregular ou outras pendências. Essa mensagem vai chegar por meio do portal ou aplicativo Meu INSS.
O principal objetivo do INSS é como o próprio nome diz um pente-fino e revisar os benefícios daqueles que recebem o auxílio-doença, BPC/Loas e aposentadoria por incapacidade permanente.
No caso do INSS encontrar algum tipo de irregularidade no cadastro, deverá contatar a pessoa em questão para que a mesma faça a devida regularização. Ou, caso precise, ir até uma agência do INSS a fim de passar por novas avaliações ou perícias médicas do órgão.
Leia em seguida: INSS paga HOJE (07) aposentados e pensionistas com NB final 5 e 0; Veja agora
Desse modo, o segurado só deve comparecer no horário marcado e passar pela avaliação, para saber se vai poder seguir recebendo o valor do benefício.
Já no caso daqueles que recebem o benefício de auxílio-doença, por exemplo, caso o médico verifique que o beneficiário está apto a voltar para o mercado de trabalho, o pagamento deve ser suspenso imediatamente.
Leia em seguida: Maravilha: Beneficiários do INSS vão receber pagamento extra; Veja quem tem direito
Como eu posso evitar o bloqueio do benefício?
Na prática, o segurado só precisa estar com o seu cadastro no CadÚnico em dia. No caso da aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, todos que não tiveram que passar pela perícia médica há mais de 6 meses, ou não tem alguma previsão de alta, deverão passar pelo pente-fino do INSS. Vale destacar que essa operação está prevista para acontecer até o mês de abril de 2023.
Leia em seguida: Péssima notícia: INSS cancela pagamentos de pensão por morte; Saiba como evitar perder benefício
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!