A mudança no Governo Federal e a transição da presidência trazem também mudanças para diversos setores nacionais, em especial para economia brasileira. Após vencer as eleições do ano passado, o presidente Lula assumiu o governo em meio a diversas promessas no que diz respeito à vida de beneficiários. Uma delas chamou a atenção: a vontade de perdoar dívidas da população.
Entenda abaixo como as dívidas deverão ser perdoadas e se você se encontra na lista de possíveis anistias.
De Auxílio-Brasil para Bolsa Família
Antes de tudo, uma das primeiras mudanças anunciadas pelo presidente Lula foi a restituição do Bolsa Família. No qual o programa de auxílio implementado pelo PT há 20 anos, que estava extinto há dois anos. Na ocasião, o então presidente Jair Bolsonaro havia substituído o programa pelo que chamou de Auxílio-Brasil.
Leia mais: Maravilha: Prova de vida de forma será automática em 2023? Confira
Portanto, na prática, ambos visam a mesma coisa: auxiliar famílias de baixa renda do Brasil. Assim, a mudança foi revertida já no início de 2023, após a posse de Lula. Com isso, traz diversas mudanças para o projeto e o pagamento de suas parcelas.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A anistia de Lula
Durante os anos do Auxílio-Brasil, no entanto, o alto índice de concessão de créditos consignados aos beneficiários chamou a atenção do novo governo. Além disso, estima-se que mais de R$ 9 bilhões tenham sido concedidos em empréstimos para auxiliados do programa e do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Um relatório emitido durante a transição dos governos também afirma que um a cada seis beneficiários tenha feito um empréstimo consignado após sua aprovação em 2022.
Leia mais: Ótima notícia: Banco Central anuncia segunda fase do SVR; Veja quem pode receber
Nesse ínterim, a vontade do presidente Lula, agora, é de conceder anistia a esses beneficiários em dívidas devido aos empréstimos. O atual ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirma que o governo estuda a melhor forma de abordar a situação e o melhor cenário para conceder o perdão das dívidas aos brasileiros. Quando questionado sobre os endividados por empréstimos do Auxílio-Brasil, o ministro confirmou que esse grupo estará incluso em qualquer decisão de anistia.
Alvo de Lula há tempos
Não é de hoje que Lula demonstra interesse em perdoar dívidas, e a organização da anistia já estava sendo considerada por parlamentares petistas antes mesmo do presidente ser eleito, em outubro de 2022.
Leia mais: LULA PAGA 14º SALÁRIO HOJE (07)? Confira se está liberado
Acontece que o público-alvo de Lula nas eleições era constituído, em grande parte, por pessoas fragilizadas por dívidas de empréstimo, e a promessa de anulação dessas dívidas serviu como carta na manga durante as eleições presidenciais.
Ainda não há nada confirmado sobre o perdão de dívidas, mas a possibilidade está atualmente sendo estudada pelos ministérios do Desenvolvimento Social e da Fazenda, em conjunto com a Caixa Econômica Federal, Controladoria Geral da União e Advocacia-Geral da União.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!