Anualmente, trabalhadores brasileiros que se encaixem em uma lista de benefícios podem ter direito a sacar uma quantia conhecida como abono salarial 2023. Trata-se de um pagamento extra, com valor a ser calculado, que pode ser efetuado por bancos para brasileiros que tenham direito, e a quantia pode chegar a um salário mínimo.
Veja abaixo tudo que você precisa fazer para consultar o seu pagamento desse abono em 2023.
PIS/PASEP
Primeiramente, antes de saber quem tem acesso e como receber, é necessário entender o que é o abono salarial 2023. Por exemplo, para brasileiros que trabalham ou já trabalharam com carteira assinada, o número de cadastro no, PIS/PASEP já é familiar. Ambos fazem parte do Programa de Fundo de Garantias e existem para trazer mais uma forma de auxílio ao trabalhador. Porém, existe uma diferença entre eles: o, PIS é para trabalhadores do setor privado, enquanto o PASEP é para servidores públicos.
Leia mais: Acaba de sair: GOVERNO SUSPENDE BOLSA FAMÍLIA até fevereiro; Entenda como vai funcionar
Sendo assim, a Caixa Econômica Federal paga o PIS, enquanto o Banco do Brasil paga o PASEP. Portanto, esse abono salarial serve, de certa forma, como um 14º salário, pago aos trabalhadores como forma de rendimento extra.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem consegue acesso ao valor extra?
Contudo, existem alguns requisitos para conseguir ter acesso aos valores. Em primeiro lugar, você deve estar cadastrado no Programa de Integração Social há, no mínimo, cinco anos. O empregador realiza esse cadastro no momento em que você começa a trabalhar com carteira assinada pela primeira vez, e não é necessário renová-lo a cada troca de emprego.
Também é necessário que seu empregador tenha contribuído para o PIS/PASEP e que você tenha recebido até dois salários-mínimos médios de remuneração mensal, juntamente de ter trabalhado pelo menos 30 dias no ano-base da apuração (no caso, 2021).
Ainda assim não está seguro se pode conseguir o abono salarial? Não se preocupe, pois é possível verificar sua elegibilidade no aplicativo da Carteira de Trabalho digital, que pode ser acessado apenas com seu CPF. Na aba de benefícios e abonos salariais, você encontra todas as informações necessárias para consultar se está apto para receber o PIS/PASEP em fevereiro.
Quanto deve ser pago?
O que é considerado para o pagamento desse valor extra, são os meses trabalhados no ano-base (2021). Nesse contexto, o valor será proporcional e poderá variar de trabalhador para trabalhador.
Leia mais: Atenção: LULA VAI PERDOAR DÍVIDA DOS IDOSOS E ANTECIPAR 13º SALÁRIO? Entenda
No entanto, a estimativa é que o PIS/PASEP pague valores entre R$ 108,50 até R$ 1.302,00, tudo a depender do cálculo que é realizado antes do pagamento.
Com início em 15 de fevereiro, os pagamentos devem ser realizados até o dia 28 do mesmo mês, e podem ser retirados pelos trabalhadores brasileiros. Desde o dia 5. Já é possível verificar sua elegibilidade para receber o abono salarial que pode servir como pagamento extra de até um salário mínimo.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!