As filas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) sempre foram um problema quando o assunto é aposentadoria. Isso porque a demanda é grande e nem sempre a previdência social consegue dar conta de tudo.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Por isso, as filas do INSS se tornam também um desafio para os gestores, que precisam melhorar o atendimento e criar novos concursos públicos para atender a demanda. Afinal de contas, muitos que gostariam de se aposentar acabam tendo que esperar mais tempo que o normal para conseguir e até podem ter problemas financeiros por isso.

Quanto tempo demora as filas do INSS?
Veja em seguida: Notícia quente: Calendário de pagamentos do 13º salário do INSS mudou; Veja novas datas de pagamentos
Normalmente, a Lei de Processos Administrativos cobra que se faça uma análise dos pedidos ao INSS em até 30 dias. No entanto, também se permite que haja um atraso, ainda mais quando se precisa de outros documentos para analisar.
Além disso, essa demora para analisar documentos, que causam as filas do INSS, também são necessárias para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Afinal de contas, são muitos casos e denúncias de recebimentos indevidos por parte de supostos beneficiários.
Mas, também tem a questão dos valores a receber do INSS e também os cálculos que são feitos. Desta maneira, isso também precisa acontecer com o máximo de cuidado, para evitar que, eventualmente, um beneficiário tenha um valor menor do que deveria receber.
Mas, de acordo com dados divulgados pelo Dataprev no final do ano, o Brasil hoje tem 5,5 milhões de pessoas nas filas do INSS. E isso é pelos mais diversos motivos, já que essa entidade é responsável pelo cadastro de todas as pessoas que precisam de um atendimento.
Veja em seguida: Atenção: Suspensão de 13º salário é mantido pelo INSS; Veja se você é prejudicado
Outra questão nas filas do INSS é que não se trata apenas de aposentadoria. Assim, também há casos de pessoas que precisam do auxílio-saúde, auxílio-acidente e, eventualmente, aposentadoria por invalidez.
Qual o tamanho da fila de processos no INSS?
Agora, de acordo com uma estimativa também divulgada pelo INSS, a fila de espera para receber um benefício pode chegar a 486 dias. Portanto, a demora para o atendimento é muito grande e, em várias ocasiões, a pessoa que precisa até morre antes mesmo de ter o benefício.
Então, as filas do INSS sempre foram e continuam como um desafio para aposentados, pensionistas e quem precisa de algum serviço da previdência social. Atualmente, o Brasil conta com mais de 37 milhões de beneficiários do INSS.
Em 2019, o governo federal aprovou, junto ao Congresso Nacional, uma nova reforma da previdência social. Assim, ficou mais difícil para conseguir a aposentadoria, já que será necessário trabalhar por mais tempo.
Entretanto, não se conseguiu ainda resolver o problema das filas do INSS, onde diversos trabalhadores ainda ficam na espera para poder conseguir a aposentadoria. E até mesmo o afastamento do serviço por questões de saúde.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!