Registrato Banco Central: como consultar valores?
Uma ótima oportunidade, acelerou os ânimos dos cidadãos brasileiros, isso porque, agora podem realizar a consulta de valores e recebê-los das instituições financeiras (bancos), em que possuam conta em sua titularidade, ou seja, em seu nome.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O Banco Central, disponibilizou o Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR), para que seja possível, verificar os valores disponíveis para cada pessoa e que posteriormente, poderão ser retirados. A consulta, poderá ser feita por trabalhadores e empresas.
Vale destacar, que os valores disponibilizados, estão relacionados aos montantes que ficaram retidos em contas encerradas, taxa de tarifas cobradas de forma indevida, parcelas de empréstimos, recursos de consórcios que foram encerrados, entre outros.
Conforme comunicou o Banco Central, são cerca de R$ 8 bilhões que as pessoas podem receber, mas muitos não possuem conhecimento desse direito. Caso você possua dinheiro para receber, precisará acessar o site do Registrato para confirmar o valor total do abono, bem como, o banco e qual a referência do dinheiro disponibilizado. Saiba mais:
Registrato do Banco Central:
A plataforma do Registrato do Banco Central, foi criada em março do ano passado, contudo, está sendo muito procurada agora, devido à criação do Sistema de Informações de Valores a Receber, através do qual, a população pode realizar a consulta do saldo disponível, para recebimento dos valores advindos das instituições financeiras, por exemplo.
O que posso consultar através do Registrato?
-> Valores devidos a receber de administradoras de consórcios, bancos, etc.;
-> Empréstimos e financiamentos em nome próprio;
-> Relação de cheques devolvidos em seu nome;
-> Bancos e Financeiras em que possua conta ou algum relacionamento, como por exemplo, investimentos;
-> Dívidas com órgãos públicos que estejam cadastradas no Cadin Federal;
-> Operações de câmbio e de transferências a nível internacional;
-> Em caso de conta ativa em banco, o cidadão poderá fazer a emissão da certidão de inexistência de contas em outros bancos.
Como me cadastro junto ao Registrato?
Para a pessoa poder realizar a consulta dos seus dados, precisará primeiramente, realizar um cadastro no sistema, sendo necessário ter mãos seu número de CPF, veja:
-> Através do celular: acesse o aplicativo do banco em que você possua conta, procure pela opção Registrato. Ao localizar, clique nela, imediatamente o aplicativo lhe direcionará, para credenciamento junto a página oficial do Banco Central. Contudo, somente as instituições financeiras da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Sanatnder, Sicoob e Santander, possuem vinculação via aplicativo com o Registrato.
Leia mais: Melhor cartão para segurados INSS – Veja como contratar
Pelo Banco do Brasil: Menu > Serviços > Registrato;
Pela Caixa: Meu dados e limites > Registrato Banco Central;
Pelo Itaú: Serviços > Registrato Banco Central;
-> Através do Internet Banking: para poder realizar a consulta, será necessário obter uma frase de segurança, através do BC, clique aqui. Após, deverá acessar o Internet Banking do seu banco, através do computador, e localizar a opção Registrato, para assim, poder validar a frase você gerou, e posteriormente concluir seu credenciamento pelo site do Banco Central, que irá ser direcionado automaticamente.
-> Através do Certificado Digital (e-CPF A1 ou A3): acesse a página do Banco Central, pelo computador, com o seu CPF em mãos, para que possa gerar uma senha. Gerada a senha, é só acessar o registro.
-> Através do login Gov.br: as pessoas, que já possuem cadastro na plataforma Gov.br, poderão utilizar este mesmo credencial, para entrar no Registrato, sem precisar criar um novo cadastro específico para ele. Mas atenção, o Banco Central, determinou que o acesso pelo Gov.br, somente será possível para aqueles que possuem o acesso nível prata ou ouro nesse sistema.
–> Através da seção Minha Vida Financeira: está seção, somente será encontrada dentro do site oficial do Banco Central, clique aqui, onde encontrará todas as opções referente aos relatórios, basta clicar no “Acesse o Registrato Gratuitamente”, que fica localizado bem em cima na página. Fazendo esse procedimento, você será direcionado a uma página do Registrato, para fazer seu login ou criar um cadastro.
Consulta dos valores a receber:
Nos últimos dias, as buscas voltadas aos valores a receber, está sendo altamente procuradas, e a forma mais simplificada de consulta é através da seção “Minha Vida Financeira”, que anteriormente foi mencionado o seu passo a passo.
Após acessar a seção, você deverá entrar na opção “Valores a Receber”, posteriormente clicar em “Consulta ao Relatório de Valores a Receber” e em seguida, “Iniciar Consulta”, será solicitado o número do seu CPF, que o sistema já irá apontar se há valores ou não.
Como resgato os valores?
O resgate dos valores, poderá ser realizado das seguintes formas:
-> Para as instituições financeiras e bancos que adotaram o termo específico do Banco Central, será diretamente via pix, para a conta que foi indicada no Registrato;
-> Nos demais casos, será necessário os beneficiários disponibilizarem suas informações no sistema, a forma de pagamento ou transferência, deve ser informado pela instituição
Atenção:
Com um número de acessos muito elevado nas últimas horas, dentro do sistema do Banco Central, o mesmo se encontra fora do ar, sendo suspenso para consulta até o dia 13 de fevereiro.
Leia mais: INSS: Cobrança de Empréstimos NÃO SOLICITADOS – Veja AGORA
Se você gostou das informações sobre o Registrato do Banco Central, compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações do INSS: