A prova de vida INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) é um meio de o governo federal conseguir comprovar que aquele beneficiário, além de estar vivo, também está devidamente regularizado. Desta maneira, essa ferramenta é importante para poder evitar fraudes e pagamentos indevidos do benefício.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Além disso, a prova de vida INSS deve acontecer anualmente. Contudo, recentemente, uma nova medida fez com que a responsabilidade agora passe a ser do próprio INSS.
Desta maneira, é o próprio órgão quem deve correr atrás dos documentos que comprovam a vida daquele beneficiário. Caso a prova de vida INSS não esteja de acordo, haverá notificação.

Como fazer prova de vida inss em casa?
Veja em seguida: Notícia quente: Empréstimo consignado do INSS pode render R$ 1,500 para aposentados; Veja como funciona
Agora, o que também acontece é o fato de que o beneficiário pode fazer a prova de vida INSS voluntariamente. Neste caso, ele não vai mais precisar sair de casa para fazer o serviço.
Isso porque, pode-se fazer tudo pelo aplicativo ‘Meu INSS’, por onde o beneficiário vai poder colocar todos os documentos necessários que forem pedidos. Embora não seja mais obrigatória a prova de vida, quem puder fazer é sempre bom. Afinal de contas, terá uma boa oportunidade de evitar problemas futuros e ainda vai ajudar a prova de vida INSS.
Atualmente, o governo faz o cruzamento de dados do beneficiário e usa informações com carteira de vacinação atualizada, CPF (Castro de Pessoa Física), imposto de renda e outros itens. Tudo isso ajuda a comprovar a existência daquele beneficiário, que deverá continuar recebendo o valor todo mês do INSS.
No momento, o INSS conta mais de 37 milhões de beneficiários, entre aposentados, pensionistas e os que recebem algum tipo de auxílio saúde. Além disso, segundo dados divulgados pelo Dataprev, no final do ano passado, o país tem ainda mais 5,5 milhões de pessoas na fila para receber algum tipo de benefício.
O que acontece se não fizer a Prova de Vida?
Primeiramente, como já dito, a responsabilidade da prova de vida agora é do INSS. No entanto, se o órgão notar alguma inconsistência dos dados do usuário, vai notificar através do aplicativo Meu INSS.
Então, o beneficiário que teve problema com a prova de vida INSS vai precisar apresentar os documentos necessários. Caso contrário, poderá ter o benefício suspenso por 30 dias, até resolver as pendências.
Veja em seguida: Notícia quente: Calendário de pagamentos do 13º salário do INSS mudou; Veja novas datas de pagamentos
No entanto, quem não conseguir resolver essa pendência, poderá perder definitivamente o benefício da previdência social. Por isso, quem não ajuda na prova de vida INSS, vai ter que refazer totalmente o processo, como se nunca fosse aposentado.
Assim, mesmo que não seja mais obrigatória para todas as pessoas, é importante se voluntariar para fazer a prova de vida INSS. Com isso, vai receber o benefício sem maiores complicações no dia a dia.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!