Muitos aposentados têm ficado felizes nesse ano após conseguirem aumentar a sua aposentadoria de uma forma bem simples.
Com a Revisão da Vida Toda, você também pode aumentar a sua aposentadoria e fazer com que ela chegue a até mesmo três salários mínimos!
Quer saber como? Continue a leitura!
Como a Revisão da Vida Toda funciona?
A Revisão da Vida Toda tem deixado muitos aposentados felizes, com ela, eles conseguem recalcular o seu tempo de trabalho e contribuição, e dessa forma, conseguir um aumento na aposentadoria.
A Revisão da Vida Toda funciona da seguinte maneira: é feito um cálculo que leva em consideração todos os salários de todos os anos de contribuição da vida do segurado.
Contudo, ainda há um limite de tempo de contribuição para que o cálculo possa ser feito, ou seja, entra no cálculo todos os meses de contribuição após julho de 1994.
Em outras palavras, mesmo que você já estivesse trabalhando e contribuindo com valores antes dessa data, esse valor de contribuição não entra no cálculo.
A princípio pode parecer injusto, mas há uma explicação lógica para isso, que, na verdade, ajuda o aposentado mais do que o limita ou atrapalha.
E ainda assim, o que também entra no cálculo, é o tempo de contribuição dos meses anteriores a julho de 1994 ao invés da quantia.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem tem direito a Revisão da Vida Toda?
A princípio, a Revisão da Vida Toda pode parecer incrível por ser tão simples de compreender e permitir que o aposentado ganhe três o valor do seu atual salário.
E de fato ela é, porém, ela não serve para todos os aposentados! Sobretudo porque apesar de em alguns casos ela aumentar a renda do beneficiário, em outros ela pode até mesmo fazer com que a renda diminua.
Dessa forma, é preciso ficar atento ao valor do seu salário antes da data de julho de 1994, pois se ele for menor do que os valores após essa data, pode ser que a sua aposentadoria diminua, sendo assim, a revisão não seria benéfica para você.
Dessa forma, a Revisão da vida Toda só vale a pena para os aposentados que receberam grandes quantias mensalmente nesse período após julho de 1994.
Atentem-se as seguintes regras para ter certeza que a revisão é para você:
Para simplificar, o segurado pode ter certeza que a revisão vai lhe ajudar de duas formas, são elas:
- No caso do aposentado ter tido boas contribuições, com valores que chegavam ao teto de contribuições do INSS;
- Se o aposentado tinha um bom salário antes de julho de 1994;
- Caso o beneficiário tenha tido um salário menor após a data de julho de 1994
- Caso o valor das contribuições tenha sido menor.
Leia mais: Atenção: Descubra quais são os novos requisitos para obter pensão por morte
De antemão, já alertamos que o aposentado também precisa ficar atento ao prazo de decadência do benefício, que começa a ser contado assim que a pessoa se aposenta e recebe o seu primeiro salário.
Nesse sentido, o aposentado começa a contar com um prazo de 10 anos para pedir a revisão do seu benefício.
Como posso fazer o pedido de revisão da minha aposentadoria?
Antes de tudo, você precisa saber que o meio mais fácil de conseguir fazer a Revisão da Vida Toda, é entrando com uma ação judicial.
Ou seja, será preciso que você tenha um advogado para dar início ao processo.
Em contrapartida, muito em breve qualquer pessoa vai poder dar entrada sozinha no pedido, mas por hora, somente um advogado tem esse poder, pois ela deve ser solicitada a partir da justiça.
Da mesma forma, se a causa for inferior a 60 salários mínimos, o processo é julgado mais rapidamente. Que são as causas que ficaram conhecidas como Revisões de Pequeno Valor (RPVs).
Conforme você se certificou que se enquadra nas exigências, e já encontrou um advogado com experiência para te auxiliar no processo, separe os seguintes documentos:
- Identidade (RG) e CPF;
- Comprovante de residência atualizado;
- CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), você pode encontrar o número no portal do “Meu INSS”;
- Carteira de trabalho, no caso de ter nela contribuições;
- Cálculo do tempo de contribuição, bem como do valor da causa e dos salários dos períodos anteriores a 1994.
Por fim, tenha cuidado, há muitas pessoas mal intencionadas por aí, dessa forma fique atento e contrate um advogado de confiança.
Isso porque pode ser que um advogado mal-intencionado entre como uma solicitação de revisão da vida toda profissional, e fique com o benefício para si.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!