O primeiro mês do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já terminou e o Governo Federal começou o ano com boas notícias para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Já está liberado o calendário de pagamentos do 13 º salário dos aposentados.
Os beneficiários do INSS aguardam ansiosamente pela liberação desse calendário de pagamentos, uma vez que o 13º salário é um alívio que dá fôlego às finanças de muitos brasileiros. Assim como no caso de quem é contratado via Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o 13º dos aposentados é pago em duas parcelas.
Veja a seguir o calendário de pagamentos do 13º salário dos aposentados em 2023:
Forma de pagamento do 13 º salário dos aposentados
Enquanto os trabalhadores CLT recebem a primeira parcela do 13 º salário em novembro e dezembro, os aposentados e pensionistas do INSS recebem os valores na conta em datas diferentes.
Leia mais: Blog da João Financeira dá dicas de como acelerar seu processo de aposentadoria por invalidez; veja
Durante a emergência de saúde pública causada pela pandemia de Covid-19, o pagamento do 13 º salário foi adiantado para garantir mais tranquilidade aos beneficiários do INSS. Neste ano, havia muita expectativa sobre a data de pagamento das duas parcelas.
As datas ainda podem mudar caso o governo Lula ache pertinente adiantar os pagamentos, mas a princípio o calendário segue o Decreto 10.410, assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que determina os dias de pagamento do décimo terceiro.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Calendário de pagamento do 13 º salário dos aposentados
O Decreto assinado pelo ex-presidente Bolsonaro determina que o 13º salário dos aposentados e pensionistas será pago em duas parcelas. Assim, metade dos valores será pago em agosto e a outra, em novembro.
Sendo assim, os aposentados vão receber R$ 651 em agosto de 2023 e a outra metade em novembro deste ano, seguindo o cronograma de pagamentos definido pelo INSS:

Datas ainda podem mudar?
Antes da publicação do Decreto, o presidente da República precisava editar todos os anos uma Medida Provisória (MP) para estabelecer as datas de pagamento do 13 º salário dos aposentados.
Leia mais: Consulte aqui: Revisão da Vida Toda pode ser feita em 2023? Veja como funciona
Como as datas eram definidas por MP, podiam mudar todos os anos, além de precisar de aprovação do Congresso Nacional. Agora, isso não é mais necessário.
Mesmo assim, o presidente Lula ainda pode decidir mudar as datas de pagamento do décimo terceiro salário a qualquer momento.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!