A aposentadoria INSS é um momento dos mais esperados por quem atinge a idade. Além disso, também é algo necessário para quem precisa parar de trabalhar por problemas de saúde, na chamada aposentadoria por invalidez.
Além disso, há os casos do auxílio-doença e auxílio-acidente, quando não se pode trabalhar por um determinado tempo e vai precisar receber o benefício. Do mesmo modo que acontece para a aposentadoria INSS.
No entanto, muitas vezes acontece de entrar com o processo para receber os benefícios e não conseguir. Em muitos casos, a aposentadoria é negada pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Como proceder se aposentadoria for negada?
Veja em seguida: Atenção: Saiba como realizar a prova de vida do INSS
Primeiramente, existem vários motivos para que a aposentadoria INSS seja negada. Contudo, o caso mais comum é a falta de documentos necessários e, também, o fato de não ter cumprido a idade mínima ou o tempo mínimo de contribuição para se aposentar.
Até por conta disso, quando estiver perto de se aposentar, é importante encontrar um advogado especialista em previdência social. Isso porque esse profissional vai te orientar a como entender qual a aposentadoria INSS é a mais vantajosa.
Isso porque existe a aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e também por pontos. Então, em cada caso, os valores dos benefícios também podem se tornar diferente.
No entanto, a maioria dos casos de aposentadoria INSS negada acontece mesmo quando se refere a aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença. Isso porque, muitas vezes, quando se passa pela perícia médica obrigatória, não se consegue a liberação para isso.
Então, principalmente para quem precisa muito do benefício, isso se torna um drama. Inclusive, muita gente já morreu esperando e não conseguiu a aposentadoria INSS.
O que acontece se houver a negativa?
Mas, se o beneficiário tiver o pedido de aposentadoria INSS negado, poderá proceder em algumas situações. Neste caso, a primeira situação é aceitar o resultado do processo e continuar trabalhando.
Neste caso, também vai depender muito da situação daquela pessoa. Isso porque, muitos, quando doentes, realmente não têm condições de trabalhar.
Veja em seguida: Notícia quente: INSS atualiza idade mínima para se aposentar; Confira a lista
Outra possibilidade é entrar com um recurso administrativo, pedindo uma espécie de revisão da decisão. Em alguns casos, quem tem a aposentadoria INSS negado, consegue reverter e dar andamento.
No entanto, muitos não conseguem e precisam de uma terceira situação, que é o processo contra o INSS. Neste caso, o beneficiário vai precisar entrar com um advogado para pedir uma nova perícia médica.
Normalmente, quando isso acontece, a Justiça pede para que outro médico, agora um especialista no determinado problema, faça o laudo. Isso porque os peritos do INSS não são especialistas e, desta maneira, muitas vezes não concedem o benefício. Assim, quando a aposentadoria INSS é negada, esse pode ser o melhor caminho.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!