Você sabe como receber o abono salarial? Afinal, os trabalhadores já podem consultar os valores do PIS-PASEP de 2023, referente ao ano-base 2021.
A estimativa é que, aproximadamente, 22,9 milhões de trabalhadores recebam o abono salarial em 2023. Do valor total de R$ 24 bilhões – 20,4 milhões da iniciativa privada poderão receber pelo Programa de Integração Social (PIS), pago pela Caixa Econômica Federal. Além disso, 2,5 milhões com direito ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) recebem pelo Banco do Brasil.
Ressaltamos que o pagamento do, PIS é considerado o mês de nascimento do trabalhador. Todavia, o PASEP, é considerado o dígito final do número de inscrição no programa. Confira como receber o abono salarial.
Quem tem direito?
Os trabalhadores devem atender aos critérios abaixo para ter direito ao benefício:
Leia mais: Aposentados e pensionistas recebem R$651 extra; Veja como sacar
- Estar cadastrado no programa PIS/PASEP ou no, CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
- ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP);
- ter recebido até 2 salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;
- ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração (2021);
- ter os dados informados pelo empregador (pessoa jurídica ou governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2021).
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como consultar o benefício
Para saber se tem direito, quando e quanto vai receber do abono salarial, é preciso ligar para o número 158. Mas também pode consultar a Carteira de Trabalho Digital. O aplicativo está disponível para os sistemas iOS e Android.
Todavia, se o trabalhador já tem o aplicativo, é recomendado que ele faça a atualização. O acesso ao sistema é com o CPF e senha do Gov.br.
Leia mais: Nova margem para consignado surpreende aposentados; Veja novo valor agora
Após entrar no aplicativo, clique em Benefícios e, depois, em Abono Salarial.
O trabalhador do setor privado também pode consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.
Trabalhadores vinculados ao PASEP também podem fazer pelo Banco do Brasil. Mas há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).
Como receber o abono salarial
Se você não sabe como receber o abono salarial, é simples. Afinal, os trabalhadores da iniciativa privada com conta-corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal receberão o crédito do, PIS automaticamente. Mas no mês de seu nascimento.
Além disso, o saque também poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências. Mas dentro da data de pagamento.
Leia mais: Maravilha: Novo valor do vale-gás é anunciado; Veja as novidades do benefício
Todavia, o pagamento do abono do PASEP via crédito em conta-corrente ou poupança no Banco do Brasil. Mas o trabalhador que não é correntista do banco, pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade. Basta procurar um dos terminais de autoatendimento, pelo site ou nos caixas das agências.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!