O ano de 2023 trouxe muitas mudanças significativas para o INSS, uma delas é a prova de vida que agora está muito mais fácil de ser feita, e não precisa necessariamente que o segurado saia de casa para estar realizando o procedimento.
Quer saber como ela está sendo feita, agora de forma automática pelo governo? Então leia a matéria a seguir!
A prova de vida mudou e trouxe mais comodidade
A ferramenta, de extrema importância para evitar fraudes no benefício, sofreu alterações significativas na forma de atuação.
Agora de 2023 o segurado não precisa mais fazer a prova de vida saindo de casa, tudo pode ser feito online e até mesmo de forma automática pelo governo!
Leia mais: Acaba de sair datas de pagamento do 13º salário dos aposentados; Saiba aqui
Isso é possível porque agora o INSS cruza dados com diferentes órgãos do governo para se certificar que os beneficiários ainda estão vivos.
E essa informação é colhida em situações do cotidiano tão comuns ao idoso, que não é mais necessário nenhum esforço partindo dele.
Veja abaixo como a prova de vida está sendo feita atualmente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como a prova de vida está sendo feita atualmente?
A prova de vida trouxe mudanças significativas no serviço, o que para algumas pessoas vai ser uma facilidade, para outras o processo não deve mudar muito frente os novos desafios que estão sendo criados.
Em outras palavras, o segurado poderá realizar a prova de vida totalmente online a partir de agora, e com isso, muitos idosos que não conseguem se acostumar com o uso de aparelhos celulares podem não ficar contentes com esse novo método.
Leia mais: Veja agora: Governo Lula deverá pagar 14º salário a aposentados?; Confira
Mas, como dissemos anteriormente, a prova de vida também está sendo feita de forma automática, inerente ao aposentado, sem que ele precise fazer grandes esforços.
Justamente com procedimentos simples, como: emissão de passaporte, carteira de identidade ou se o idoso tiver votado nas eleições, o sistema entenderá que ele está vivo.
Veja abaixo uma lista completa de formas de realizar a prova de vida.
Formas de realizar a prova de vida
A princípio, a prova de vida agora está sendo realizada, assim como foi dito anteriormente, através de cruzamento de dados pelas entidades dos três governos.
Sendo assim, o idoso pode realizar o processo das seguintes maneiras:
- Acessar o aplicativo Meu INSS ou outros aplicativos dos órgãos e entidades públicas com certificação e controle de acesso;
- Realizar empréstimo consignado com reconhecimento biométrico;
- Realizar atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades, ou instituições parceiras;
- Realizar perícia médica presencialmente ou por telemedicina no sistema público de saúde, ou em rede conveniada;
- Ser vacinado (a);
- Cadastrar ou atualizar suas informações nos órgãos de trânsito, ou de segurança pública;
- Atualizar informações no Cadastro Único (opção válida apenas quando a atualização é feita pela pessoa responsável pelo grupo familiar);
- Votar nas eleições;
- Emitir ou renovar passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou quaisquer documentos oficiais que exijam a presença física do titular ou seu reconhecimento biométrico;
- Receber benefício social por reconhecimento biométrico;
- Ter seu nome na declaração anual do imposto de renda, seja como titular ou dependente.
Leia mais: Saiu agora: Nova data para o salário mínimo aumentar; Confira aqui
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!