O empréstimo consignado do Auxílio Brasil estava suspenso desde o mês de janeiro para reavaliação. O Governo Federal estava fazendo uma análise sobre os valores e taxas. Agora, houve a retomada dessa linha de crédito. Acompanhe para saber como vai funcionar essa nova fase.
No ano de 2022, o Governo Federal liberou o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, que voltou a se chamar Bolsa Família com o Governo Lula. Nesta quinta-feira, dia 09, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social publicou as novas regras para o crédito. A possibilidade de contratação ficou mantida, mas com menores taxas e com limite de comprometimento.
Novas regras do empréstimo consignado do Auxílio Brasil
Os beneficiários do Auxílio Brasil (agora Bolsa Família), poderão usar até 5% de seu benefício para a contratação da linha de crédito. Antes, esse limite era de 40%. Então, o valor a ser contratado irá diminuir. Por outro lado, acaba sendo menos valores para pagar posteriormente.
Leia mais: ÓTIMA NOTÍCIA: Beneficiários do Auxílio Brasil podem receber uma boa grana; Entenda
Quanto ao número de parcelas, poderá ser de até seis. Antes poderia ser parcelado em até 24 vezes. Já a taxa de juros não poderá ultrapassar 2,5% ao mês, o que antes era de 3,5% ao mês.
De acordo com o Governo Federal, um a cada seis beneficiários de Auxílio Brasil e de Benefício de Prestação Continuada – BPC contratou o empréstimo consignado no ano de 2022, o que totalizou mais de R$ 9,5 bilhões em desembolso até 1º de novembro.
Para quem já havia contratado o empréstimo consignado do Auxílio Brasil antes da mudança, as cobranças devem seguir da mesma maneira.
Suspensão do consignado em 2022
No mês de outubro de 2022, o tribunal de Contas da União – TCU havia solicitado a suspensão da linha de crédito, pois considerava que isso iria ocasionar o endividamento das famílias, visto que elas já se encontravam em situação de vulnerabilidade social e o valor das parcelas poderia vir a faltar posteriormente. Além disso, considerou que a liberação desse crédito poderia interferir no resultado das eleições presidenciais.
O Governo Federal também pretende incluir os beneficiários do Bolsa Família no programa Desenrola Brasil. Esse programa lançado pelo atual governo pretende dar possibilidades para as famílias com renda de até R$ 5 mil para renegociarem as suas dívidas.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!