A carteira do idoso é um instrumento dos mais importantes para os idosos. Afinal de contas, também é um item que ajuda na inclusão e também no bem-estar social dessas pessoas que já passaram dos 60 anos.
Assim, a carteira do idoso também é vinculada à Secretaria Nacional de Assistência Social, ligada ao Governo Federal. Ou seja, esse instrumento dos mais importantes é válido para todo o território nacional.

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Para que serve a carteira do idoso?
Veja em seguida: Confira: INSS ameaça por fim a benefícios de cadastros irregulares; Entenda
Atualmente a carteira do idoso é um item que serve, basicamente, como um comprovante de renda para essas pessoas com a idade mais avançada. Isso porque vai ajudar essas mesas pessoas, por exemplo, a fazerem uma viagem de ônibus interestadual sem precisar pagar pela passagem.
Em alguns casos, também a carteira do idoso serve para garantir o pagamento dos 50% do preço de uma determinada passagem no transporte público. E isso tudo é garantido pela legislação vigente.
Entretanto, também vale lembrar que não são todos os idosos que têm direito a andar de graça ou pagar metade das passagens de ônibus. Isso porque esse benefício é válido para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), que ganham até dois salários mínimos.
Assim, apenas quem tem uma renda mensal atual de até R$ 2.604 tem condições de ganhar a gratuidade da carteira do idoso. Portanto, se trata de um importante instrumento de inclusão social e também de ajudar quem sempre trabalhou durante a maior parte da vida.
Mas, esse benefício, quando concedido para os idosos, vale para todo o território nacional. Desta maneira, a carteira do idoso é um instrumento pelo qual todas as empresas de transporte são obrigadas a aceitar.
Veja em seguida: Não perca seu benefício: INSS confirma prova de vida de forma digital; Entenda passo a passo
Até porque todas elas precisam estar devidamente regulamentadas na ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). Então, o direito à carteira do idoso é totalmente assegurada.
Como solicitar a carteira do idoso
Agora, para o idoso que ainda não tem a sua carteirinha, poderá solicitar diretamente no site do governo federal. Neste caso, não precisa de lista e nem de nenhuma indicação. Basta entrar no site do governo, na aba de carteira do idoso e tentar fazer o seu cadastro gratuitamente.
Desta maneira, o idoso vai ter um pouco mais de condições de acesso gratuito ao transporte. Além disso, até mesmo quem tem mais dificuldades com a tecnologia, consegue fazer a carteira, já que é algo dos mais fáceis e simples.
Por fim, assim que fizer a carteira do idoso, basta esperar a aprovação do governo, após emitir todos os documentos necessários. Logo, a carteira do idoso vai poder ficar em qualquer lugar com a pessoa e ser usada sempre que precisar, sem limites, para onde precisar viajar no dia a dia.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!